Guia de Viagem

5 dicas fantásticas para viajantes em busca de cultura e arte

No livro Arte Como Destino — Viagens e Conexões (Boníssimo! Edições, 129 págs, R$ 40), a designer mineira-brasiliense Fátima Bueno relata uma série de viagens que fez movida pela arte. As experiências da artista dão ótimas referências aos viajantes interessados no universo das artes visuais como ela. Para esses, listamos aqui cinco atrações imperdíveis sobre as quais Fátima dá mais detalhes em seu livro:

Kassel, Alemanha
Um dos mais importantes eventos de artes visuais do mundo, a Documenta de Kassel, na Alemanha, acontece a cada cinco anos, mas o espaço que a abriga pode ser visitado em qualquer época do ano. O Museu Fridericianum foi fundado em 1779 como um dos primeiros museus públicos do mundo e chegou a ser quase destruído por bombardeios durante a Segunda Guerra. Fátima Bueno conheceu o lugar em 1997, em uma das edições da Documenta.

Fridericianum_Fassade_2015_Photo_Nils_Klinger
Fachada do Museu Fridericianum | Foto: Divulgação

Berlim, Alemanha
Na mesma viagem à Documenta, a autora foi ao Martin-Gropius-Bau, em Berlim. O museu funciona em edifício construído por Martin Gropius (tio-avô de Walter Gropius, fundador da histórica escola de arte vanguardista Bauhaus) e Heino Schieden no estilo renascentista e inaugurado em 1881, para abrigar o Museu de Artes Decorativas. Também quase foi destruído durante a Segunda Guerra. Reinaugurado em 1981, abriga grandes exposições temporárias de áreas variadas, como fotografia, artes, arqueologia e história da arte, recebendo cerca de 500 mil visitantes por ano.

Martin-Gropius-Bau_Berlin_cropped
Martin-Gropius-Bau, em Berlim, antigo Museu de Artes Decorativas

Plymouth, País de Gales, Reino Unido
“Construção medieval com mais de mil anos de ocupação contínua, abrigo de monges e aristocratas”, descreve Fátima sobre esse o Port Eliot House & Gardens, onde ela esteve em 1998  para participar de uma conferência no País de Gales. A imponente construção histórica cercada de jardins foi aberta ao público pela primeira vez em 1988. Funciona como espaço de eventos e abre para visita aos jardins. É uma fascinante atração para quem se interessa por arquitetura, história, arte, jardinagem e passeios por belas paisagens.

port-eliot-house-garden-3_2
Port Eliot House & Gardens, próximo de Plymouth, no Reino Unido

Kolding, Dinamarca
Nesta cidade a 232 km de Copenhague, fica o castelo Koldinghus, que Fátima Bueno conheceu quando foi a uma mostra de joalheria, em 2013. Fundado no século 11, o castelo teve funções variadas ao longo da história. Foi fortaleza, residência real, virou ruína… Após meticuloso trabalho de recuperação, virou um museu e centro de atividades culturais daqueles cujas instalações são tão fascinantes quanto as obras que ele guarda.

Koldinghus-forside-960x350
O Koldinghus tem mais de 750 anos de existência e teve papel significativo na história da Dinamarca

São Paulo, São Paulo, Brasil
Em 2019, a autora percorreu o circuito modernista em São Paulo e uma das paradas foi a Casa Modernista, em Vila Mariana, projetada pelo arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik (1896–1972) em 1927 e considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil. Em 2008, a prefeitura de São Paulo passou a ser permissionária do imóvel, que agora integra uma rede de casas históricas do Museu da Cidade de São Paulo. Cercada por belo jardim, pode ser visitada de terça a domingo, das 11h às 15h.

Casa Modernista São Paulo
A Casa Modernista foi projetada para abrigar a residência do arquiteto, recém-casado com Mina Klabin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: