Visuais

Conheça 43 espaços de exposição e criação de arte no DF em 15 dias

Anúncio (1)É possível que boa parte do público brasiliense não tenha noção do tamanho da produção de artes visuais na capital. Mas, para se ter ideia, existem pelo menos 42 espaços, entre ateliês de artistas, galerias de arte e espaços híbridos nas 14 regiões administrativas do Distrito Federal, mais um em Planaltina de Goiás — que faz parte da chamada Região Integrada de Desenvolvimento (RIDe) do DF.

Quem quiser conferir a conta, tem a chance a partir desta quinta-feira (21), quando começa a terceira edição do BSB Plano das Artes — Distrito Aberto. O evento, que segue até 4 de novembro, possibilita ao público percorrer rotas de visitas a esses espaços, nos quais são realizados cursos, produzidos projetos de arte, edições de livros, ateliês coletivos entre outras modalidades de produção artística.

O projeto foi idealizado pela curadora e professora do Departamento de Artes da Universidade de Brasília Cinara Barbosa, com o objetivo de “promover visibilidade, sustentabilidade e profissionalização dos espaços de arte autônomos do Distrito Federal”. Isso é feito por meio de pesquisa, mapeamento, curadoria, sistematização e formação de equipes e circuitos de visitação.

Casa_Albuquerque_Obras Pedro Motta_ Foto Pedro Motta
Casa Albuquerque Galeria, no Lago Sul

“Uma das grandes motivações na idealização do projeto é a compreensão, o desenvolvimento e o fortalecimento de um sistema das artes com seus variados agentes e instituições”, diz Cinara, que nesta edição atua como mediadora em parte da programação virtual. Sim, como tudo neste momento de pandemia, o evento ocorre desta vez de forma presencial e on-line.

Cinara vai conduzir as Rotas Online,  que são percursos diários pelos espaços artísticos, pontuados por encontros com artistas, gestores e galeristas. As transmissões acontecem pelo canal do BSB Plano das Artes no YouTube, com participação gratuita e livre para todos os públicos.

As Rotas Presenciais só ocorrem nos dias 28 e 31 de outubro e para participar é preciso agenda pelo Sympla a partir desta quinta (21). São quatro rotas — Destino Sul, Destino Norte, Destino Leste e Destino Oeste — com visitas de 30 minutos a cada local e, claro, respeitando as medidas de segurança impostas pela covid-19.

Atelier CASA ONZE Christus Nóbrega Crédito-Luara Baggi_GPS_Lifetime foto-16
Casa Onze, ateliê do artista Christus Nóbrega, no Jardim Botânico

Passam por lugares tão distintos quanto os ateliês dos artistas Christus Nóbrega (no Jardim Botânico), Taigo Meireles (Brazlândia) e Valéria Pena-Costa + Projeto FUGA (Lago Sul); as galerias Alfinete,  Oto Reifschneider e Referência (as três na Asa Norte), Plano Imaginário (Asa Sul), Matéria Plástica (Altiplano Leste) e Olho de Águia (em Taguatinga) e Centro de Artes Visuarte – Studio Art MD’Azevedo (Vila Telebrasília).

“Nesta edição, priorizamos as atividades de formação para criação de ações e os novos empreendimentos de arte por meio dos espaços pop up, casa ateliê, ateliê rural, galeria digital e os ateliês de canto, um novo conceito que faz parte da ideia dos lugares adaptados na casa, ou espaços transitórios e possíveis em qualquer ‘canto’, para a elaboração de processos de criação artística, de pesquisas e de pensamento”, diz Cinara Barbosa.

Aqui você conhece a programação completa do 3º BSB Rota das Artes, que nesta edição também contará com conteúdos exclusivos criados pela equipe de arte-educadores em formatos variados e disponibilizados nas plataformas digitais do projeto: Facebook (BSBplanodasartes), Instagram (@planodasartes), YouTube (canal Plano das Artes) e Spotify (Plano das Artes).

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: