Comer & Beber

Festival gastronômico traz a Brasília os sabores do Norte

EM PRÉ-VENDA:
“Histórias dos Sabores que Vivi”
A história da gastronomia de Brasília por Liana Sabo

Entre os dias 9 a 26 de setembro os sabores do Norte vão tomar conta de Brasília. O Festival Gosto da Amazônia vai trazer pratos feitos com ingredientes da região para 50 restaurantes e bares da cidade, tendo como astro principal o pirarucu selvagem.

O peixe é considerado um dos principais símbolos da Amazônia e o seu manejo, realizado por comunidades indígenas e ribeirinhas, contribui para a preservação da espécie, conservação da floresta e para o desenvolvimento econômico e social da região.

Prato do Senac Downtown
Pirarucu curado e defumado em lenha de café, purê de banana da terra com gengibre, emulsão de pimenta de cheiro e relish de feijão manteiguinha, do Senac Downtown

Os organizadores do Festival Gosto da Amazônia — Sindhobar e do Mundo Mesa — querem, com o evento, divulgar e incentivar o consumo do pirarucu, além de gerar renda para as comunidades que contribuem para a conservação de mais de 11 milhões de hectares da Amazônia.

O festival gastronômico já passou por São Paulo em 2019 e pelo Rio de Janeiro no mês passado. Agora é a vez dos brasiliense experimentar a grande variedade de receitas preparadas com o pirarucu, maior peixe de escamas de água doce do mundo.

Prato do Authoral
Curry verde thai de pirarucu com vegetais, coco tostado e vinagrete de manga, do Authoral

André Castro do Authoral, por exemplo, vai servir um curry verde thai de pirarucu com vegetais, coco tostado e vinagrete de manga. No Casa de Mainha, lá no Cruzeiro, o prato é o pirarucu à baiana (cubos de pirarucu selados ao molho de camarão, acompanhado de arroz de coco e farofa de mix de castanhas).

O IVV Swine Bar terá lombo de pirarucu assado, purê de aipim com farofa de bacon e molho de tamarindo com pimenta macaco de cerrado. O chef Marco Espinoza criou o pirarucu confitado, com molho de azeitonas e batatas assadas, para o menu do Taypá no festival.

Prato do IVV Swine Bar
Lombo de pirarucu assado, purê de aipim com farofa de bacon e molho de tamarindo com pimenta macaco de cerrado, do IVV Swine Bar

E no Senac Downtown o peixe está na entrada e no prato principal: croquetas de pirarucu e presunto artesanal, acompanhada de salsa de ervas e pimenta fermentada, antecedem o pirarucu curado e defumado em lenha de café, purê de banana da terra com gengibre, emulsão de pimenta de cheiro e relish de feijão manteiguinha.

Do Festival Gosto da Amazônia também participam, entre outros, A-Mano, Barbacoa, Belini, Armazém Origens, Bloco C, Bla’s, Casa Baco, Confraria do Camarão, Dom Francisco, Dolce Far Niente, Empório Árabe, Flor de Lótus, Atracado, Restaurante Universal e Sagrado Mar.

Prato do Taypá Sabores del Peru
Pirarucu confitado, molho de azeitonas e batatas assadas, do Taypá Sabores del Peru

Todos os estabelecimentos, endereços e prato oferecido por cada um durante o evento gastronômico podem ser conferidos na página oficial do Festival Gosto da Amazônia, embora até esta data (28/08), ainda falte a definição dos pratos de alguns dos participantes.

Vale lembrar, ainda, que Gosto da Amazônia é uma marca coletiva, que defende e pratica a pesca não predatória e o comércio justo do pirarucu, sendo distribuída para fora de Manaus diretamente através dos produtores, representados pela Asproc (Associação de Produtores de Carauari).

A marca é fruto da cooperação internacional entre o governo do Brasil e dos Estados Unidos, executada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e pelo Serviço Florestal dos EUA (USFS), com recursos da Agência para Desenvolvimento Internacional dos EUA (USAID).

2 comentários

  1. Achei bem interessante o site. Tomei conhecimento ao ler notícias sobre o lançamento do livro de Liana Sabo. Pareceu-me comprometido com informações de qualidade. Meus cumprimentos a equipe.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: