Comer & Beber

Festival gastronômico traz a Brasília os sabores do Norte

EM PRÉ-VENDA:
“Histórias dos Sabores que Vivi”
A história da gastronomia de Brasília por Liana Sabo

Entre os dias 9 a 26 de setembro os sabores do Norte vão tomar conta de Brasília. O Festival Gosto da Amazônia vai trazer pratos feitos com ingredientes da região para 50 restaurantes e bares da cidade, tendo como astro principal o pirarucu selvagem.

O peixe é considerado um dos principais símbolos da Amazônia e o seu manejo, realizado por comunidades indígenas e ribeirinhas, contribui para a preservação da espécie, conservação da floresta e para o desenvolvimento econômico e social da região.

Prato do Senac Downtown
Pirarucu curado e defumado em lenha de café, purê de banana da terra com gengibre, emulsão de pimenta de cheiro e relish de feijão manteiguinha, do Senac Downtown

Os organizadores do Festival Gosto da Amazônia — Sindhobar e do Mundo Mesa — querem, com o evento, divulgar e incentivar o consumo do pirarucu, além de gerar renda para as comunidades que contribuem para a conservação de mais de 11 milhões de hectares da Amazônia.

O festival gastronômico já passou por São Paulo em 2019 e pelo Rio de Janeiro no mês passado. Agora é a vez dos brasiliense experimentar a grande variedade de receitas preparadas com o pirarucu, maior peixe de escamas de água doce do mundo.

Prato do Authoral
Curry verde thai de pirarucu com vegetais, coco tostado e vinagrete de manga, do Authoral

André Castro do Authoral, por exemplo, vai servir um curry verde thai de pirarucu com vegetais, coco tostado e vinagrete de manga. No Casa de Mainha, lá no Cruzeiro, o prato é o pirarucu à baiana (cubos de pirarucu selados ao molho de camarão, acompanhado de arroz de coco e farofa de mix de castanhas).

O IVV Swine Bar terá lombo de pirarucu assado, purê de aipim com farofa de bacon e molho de tamarindo com pimenta macaco de cerrado. O chef Marco Espinoza criou o pirarucu confitado, com molho de azeitonas e batatas assadas, para o menu do Taypá no festival.

Prato do IVV Swine Bar
Lombo de pirarucu assado, purê de aipim com farofa de bacon e molho de tamarindo com pimenta macaco de cerrado, do IVV Swine Bar

E no Senac Downtown o peixe está na entrada e no prato principal: croquetas de pirarucu e presunto artesanal, acompanhada de salsa de ervas e pimenta fermentada, antecedem o pirarucu curado e defumado em lenha de café, purê de banana da terra com gengibre, emulsão de pimenta de cheiro e relish de feijão manteiguinha.

Do Festival Gosto da Amazônia também participam, entre outros, A-Mano, Barbacoa, Belini, Armazém Origens, Bloco C, Bla’s, Casa Baco, Confraria do Camarão, Dom Francisco, Dolce Far Niente, Empório Árabe, Flor de Lótus, Atracado, Restaurante Universal e Sagrado Mar.

Prato do Taypá Sabores del Peru
Pirarucu confitado, molho de azeitonas e batatas assadas, do Taypá Sabores del Peru

Todos os estabelecimentos, endereços e prato oferecido por cada um durante o evento gastronômico podem ser conferidos na página oficial do Festival Gosto da Amazônia, embora até esta data (28/08), ainda falte a definição dos pratos de alguns dos participantes.

Vale lembrar, ainda, que Gosto da Amazônia é uma marca coletiva, que defende e pratica a pesca não predatória e o comércio justo do pirarucu, sendo distribuída para fora de Manaus diretamente através dos produtores, representados pela Asproc (Associação de Produtores de Carauari).

A marca é fruto da cooperação internacional entre o governo do Brasil e dos Estados Unidos, executada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e pelo Serviço Florestal dos EUA (USFS), com recursos da Agência para Desenvolvimento Internacional dos EUA (USAID).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: