Comer & Beber

Brasília realiza 1ª Festa Nacional da Uva e do Vinho

Está rolando um forte movimento de governo e iniciativa privada para incluir Brasília no roteiro do enoturismo brasileiro. Mais um passo nessa direção é a realização da 1ª Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília, nos dois próximos fins de semana — 30/7 a 1/8 e 6 a 8/8 — no Parque de Exposições de Planaltina-DF.

Realizada pelos mesmos organizadores da já tradicional Festa do Morango, que acontece anualmente em Brazlândia, a Festa da Uva e do Vinho promete reunir cerca de 44 produtores locais de uva e vinho, vinícolas nacionais e internacionais, além de gastronomia, artesanato e cultura do DF e de Goiás.

A produção viníciola da região ainda é tão significativa, mas a festa vem justamente como um impulso para os projetos que estão surgindo nesse campo, concentrados na Vinícola Brasília , que reunirá dez produtores vitivinicultores locais.

“Quero ver daqui a cinco anos quando lembrarmos desse momento e constatarmos que o vinho produzido no DF será consumido por todos”, diz Sérgio Pires, presidente da Associação Brasileira de Sommeliers do DF (ABS-DF), uma entidades apoiadoras da Festa da Uva e do Vinho, que também vai realizar workshops para profissionais da área e consumidores.

Produção vinícola no DF
Atualmente, as regiões de Planaltina, Sobradinho, Fercal e Programa de Assentamento Dirigido do DF (PAD-DF) possuem vitivinicultores que estão se especializando na produção de vinhos de alta qualidade.

Segundo dados da Secretaria de Agricultura do DF, a produção de uvas na região está acima da média nacional. Enquanto no país um hectare plantado produz 19 toneladas de uvas, o DF consegue 22 toneladas.

Mais informações no perfil do Instagram @feiradauvadebsb.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: