Teatro

Smaïl Kanouté abre Cena Contemporânea na quinta (1º)

O Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro abre sua 22ª edição no dia 1º de julho, pelo segundo ano em formato virtual — com acesso gratuito aos espetáculos pelo site oficial do festival e pelo canal do Cena no YouTube.

Até 10 de julho, serão trabalhos inéditos de seis países que refletem sobre “identidade, respeito, democracia, memória, preconceito, afeto, revolução, sem perder o sentido do momento que o planeta está vivendo”, de acordo com a organização do evento.

Se o formato digital faz perder muito do calor do contato entre atores e plateia, traz vantagens como a possibilidade de se incluir na programação um espetáculo atualmente em cartaz em Paris (presencial, porque lá eles já superaram o pior da pandemia). É o caso de Never 21 (foto em destaque), do francês-nigeriano Smaïl Kanouté.

Com o programa Smaïl Kanouté – Corpo e Identidade, o dançarino, coreógrafo e designer inaugura esta edição do Cena Contemporânea apresentando amostras de cinco de seus trabalhos. Entre eles Never 21, que se alinha ao movimento Black Lives Matter e homenageia as jovens vítimas de armas de fogo em bairros pobres e discriminados de Nova York mortos antes dos 21 anos.

Também se destacam na programação montagens de dois textos clássicos. Em À Espera de Godot, os atores William Ferreira e Diego Borges trazem um filme/peça adaptado do texto de Samuel Beckett, gravado em dois  ambientes distintos. Em Hamlet, o Teatro La Plaza, do Peru, recria livremente o texto de WilliamShakespeare com um elenco todo formado por pessoas com Síndrome de Down.

Completam a programação do 22º Cena Contemporânea espetáculos do Chile, Portugal e Uruguai e outros quatro trabalhos produzidos por criadores brasilienses: Solos Para um Corpo em Queda, de Tatiana Bittar; Estranhas, de Jonathan Andrade, Uma Palhaça Confinada em Gaste sua Lombra em Casa, de Ana Luiza Bellacosta, e Inspira Fundo 2, de Clarice Cardell.

A programação completa e mais informações sobre espetáculos, criadores e companhias estão disponíveis no site oficial do Cena Contemporânea.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: