Comer & Beber Volta ao Mundo

Kofola, o refri comunista que encarou a Coca-Cola

Volta ao mundoCada país tem seus produtos e marcas próprias, que fazem parte da idiossincrasia nacional, mas poucos são capazes de competir com um gigante multinacional como a Coca-Cola. Uma exceção é o Kofola, refrigerante consumido pelos checos e eslovacos há 50 anos.

O refrigerante sabor cola surgiu em plena Guerra Fria, na antiga Checoslováquia, de regime comunista, para oferecer resistência à Coca-Cola capitalista. A chamada Revolução de Veludo, em 1989, provocou a divisão do país em República Checa e Eslováquia, mas o Kofola resistiu.

Logo conquistou o paladar das novas gerações tanto de checos quanto de eslovacos. Atualmnte, a Kofola checa é a cola mais vendida na Eslováquia e, na República Checa, está em segundo lugar, atrás de seu rival vermelho e branco.

Na verdade, dizem que quem gosta de Kofola não gosta de Coca-Cola e vice-versa. O refrigerante checo, longe de ser uma imitação, constitui uma bebida com personalidade própria e sabor característico, do qual simplesmente se gosta ou não, segundo o porta-voz da fabricante, Martin Klofandaes.

Outra curiosidade é que a Kofo, xarope que é base do rerigerante, teve origem em 1959, durante pesquisa realizada no Instituto de Pesquisa de Plantas Medicinais da Checoslováquia, em Praga, que buscava achar um possível uso para o excesso de cafeína produzida no processo de torrefação do café.

Somente uma década depois é que se teve a ideia de utilizar tal xarope na produção de um refrigerante que substituísse as colas ocidentais — que além de serem símbolos capitalistas, eram muito caras pelo Leste Europeu naquele tempo. E deu no sucesso que deu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: