Teatro

Texto de Neil LaBute reúne grande elenco em versão online

Idealizado pelo dramaturgo e cineasta norte-americano Neil LaBute, Dez por Dez reuniu, em 2014, uma dezena de atores e atrizes para realizarem, cada um, um monólogo de 10 minutos, encenado diretamente para a câmera, em tempo real, transmitido ao vivo pelo Directv’s Audience Channel.

Um projeto provocador, como de hábito na carreira de LaBute, conhecido pela acidez de seus textos — muitos deles encenados no teatro e depois levados por ele para o cinema, como Na Companhia dos Homens (1997) e Amor, Arte e Ilusão (2003).

Sete anos depois, o projeto de Neil LaBute ganha versão brasileira, dirigida pelos irmãos Guilherme Leme (ator e diretor teatral) e Gustavo Leme (cineasta) e exibidos no site do Teatro Unimed. A cada quinta-feira, estreiam dois vídeos, que podem ser acessados gratuitamente até 11 de julho.

A ideia de Neil Labute foi fazer um retrato da sociedade atual a partir de histórias pessoais que vão desde um rapaz de 20 anos que sofre com a iminência da calvície até uma mulher de 60 anos marcada por uma história do passado, que se resumiu a único beijo.

Já estão disponíveis Mulher de 60 Anos, com Ângela Vieira, Homem de 20 Anos, com Johnny Massaro, Mulher de 50 Anos, com Denise Fraga (foto), e Homem de 30 Anos, com Ícaro Silva. Maria Flor, Bruno Mazzeo, Chandelly Braz, Eucir de Souza, Leopoldo Pacheco e Patty de Jesus estão nos próximos.

Quando concebeu Dez por Dez em um formato ousado e experimental para a TV, Neil LaBute certamente não imaginava que em 2021 se adequaria tão perfeitamente a um recurso cada vez mais recorrente, em virtude do isolamento social: a encenação teatral online.

Nesse contexto, Dez por Dez ainda é favorecido pelo formato em vídeos curtos, que permite ao espectador assistir a cada um deles separadamente, quando queira, como um pequeno espetáculo independente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: