Comer & Beber

Especialista dá 5 dicas importantes para apreciadores de café

O Dia Mundial do Café é comemorado anualmente, sempre em 14 de abril — no Brasil, tem também o Dia Nacional do Café, em 24 de maio. A data não é oficial nem se sabe quem lançou a moda, mas essa bebida tão apreciada em todo o mundo bem que merece ser homenageada.

Ainda mais em nosso país, considerado o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido do Vietnã e da Colômbia. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), nove entre 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem café diariamente.

Aproveitando o gancho da data comemorativa, aqui vão cinco dicas importantes do especialista Ensei Neto. Ele atua no mundo do café há 30 anos, dando consultorias e ministrando cursos e treinamentos em análise sensorial de bebidas e alimentos, ciência da torra do café e processos industriais.

Em 2019, Ensei Neto lançou pela Sesi-SP Editora o livro Receitinhas para Você — Café, em que conta um pouco sobre a história da bebida, seguido de receitas diversas. Ou seja, o cara sabe do que está falando. Então, se ligue nestas dicas:

Adoçar ou não adoçar?
Um bom café é resultado da colheita de frutas maduras, portanto ele deve ser naturalmente adocicado. Se há certeza sobre a boa qualidade do café, tente adoçar cada vez menos. O açúcar e os adoçantes, em geral, modificam o sabor original de qualquer bebida, inclusive do café. Entretanto, se a preferência é pelos cafés tradicionais e extrafortes, o açúcar minimiza o amargo medicinal.

Torrado em grãos ou moído?
O ideal é moer os grãos no momento em que o café é preparado. Uma vez moído, as partículas se oxidam mais facilmente, tornando o café menos saboroso, se tiver a torra muito intensa ou escura. Caso você não tenha um moedor em casa, compre o seu café predileto em menor quantidade.

Café se bebe apenas quente?
Um bom café fica melhor quando esfria. Na verdade, percebe-se melhor os sabores quando uma bebida ou comida fica morna, próximo à temperatura do corpo. E nada de garrafa térmica! É melhor que o café esfrie lentamente em um jarro, pois, se estiver quente em uma garrafa térmica, a bebida se oxida mais rapidamente, tornando-se menos saborosa.

Como conservar o café?
A melhor maneira de conservar o café, principalmente se ele for torrado e moído, é em local fresco e seco, sempre com a embalagem bem fechada. Fácil e prático.

Explore o desconhecido
Vale a pena experimentar café de diferentes origens ou produtores. Assim como o vinho, a produção do café é muito influenciada pelo clima, fazendo com que a bebida seja diferente a cada safra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: