Planeta Flix

11 cineastas cultuados que cederam à tentação das séries

Teve tempo em que trabalhos feitos para a tela pequena da TV serviam como uma espécie de ensaio para quem sonhava em fazer cinema. Mas os serviços de streaming deram às séries não só popularidade como também prestígio, inclusive artístico.

E o resultado disso é que aumenta cada vez mais a lista de diretores cultuados no meio cinematográfico que se rendem à ideia de experimentar o formato. Até mesmo o temperamental Woody Allen entrou nessa. Ele e outros 10 incluídos nesta lista:

Daniel Burman
Esperando o Messias (2000), O Abraço Partido (2004), Ninho Vazio (2008) e O Décimo Homem (2016) são alguns dos filme do cineasta argentino dignos de considerações da crítica. Em 2017, porém, ele cedeu às séries dirigindo episódios de Supermax. No ano seguinte criou Edha, drama que não tem a ver com seus filmes… nem com a qualidade deles. Edha tem uma temporada disponível na Netflix.

Danny Boyle
Cova Rasa (1994), Trainspotting: Sem Limites (1996) e Quem Quer Ser um Milionário? (2008) se destacam na filmografia do diretor britânico, que em 2018 dirigiu três episódios de Trust, com Donald Sutherland e Hilary Swank no elenco. A série tem uma temporada disponível no Star Premium (antigo Fox, no Now).

trust-FOX-premium-série-656x365
Donald Sutherland em Trust, disponível no Star Premium

David Fincher
O cineasta que se sobressai entre as indicações ao Oscar este ano com Mank tem no currículo filmes elogiados como Garota Exemplar (2014) e O Clube da Luta (1999). Estreou em séries como produtor executivo e diretor de dois episódios de House of Cards, em 2013, e depois em Mindhunter, também como produtor e diretor de sete episódios. House of Cards tem seis temporadas e Mindhunter duas, ambas na Netflix.

David Mamet
Vindo do teatro, Mamet se tornou roteirista e diretor bem conceituado no cinema. Nos anos 1990 realizou filmes primorosos (Jogo de Emoções, As Coisas Mudam, Homícidio, Oleanna…). Em 2004, experimentou dirigir um episódio da terceira temporada de The Shield: Acima da Lei. Entre 2006 e 2009, criou e escreveu os 69 episódios de The Unit (que passou aqui no Fox), além de dirigir quatro deles. The Shield tem seis temporadas disponíveis na Amazon Prime Vídeo.

Hal Hatley
Um dos principais nomes do cinema indie americano dos anos 1990, Hatley chamou a atenção da crítica com Flerte (1995), Amateur (1994) e As Confissões de Henry Fool (1997), entre outros. Entre 2016 e 2017, ele dirigiu oito episódios da série Red Oaks. Três temporadas disponíveis na Amazon Prime Vídeo.

José Eduardo Belmonte
O brasiliense Belmonte começou fazendo filmes de baixo orçamento e radicais, como A Concepção (2005) e Meu Mundo em Perigo (2007) e chegou às séries com O Hipnotizador (2015), do HBO. Depois fez Carcereiros (2017-2021), a qual assina como diretor artístico, e As Five (2020). O Hipnotizador tem duas temporadas disponíveis no HBO; Carcereiros tem duas e As Five, uma, ambas na Globoplay.

Neil Jordan
Diretor de filmes de sucesso nos circuitos alternativos de cinema nos anos 1980/90, como Na Companhia dos Lobos (1984), Mona Lisa (1986) e Traídos pelo Desejo (1992), Jordan é o criador da série Os Borgias, na qual dirigiu pelo menos seis episódios. Três temporadas disponíveis no Starzplay.

os-borgias
Os Borgias, criada pelo diretor Neil Jordan

Stephen Daldry
O diretor britânico ganhou fama com Billy Elliot (2000) e aumentou seu prestígio com o denso As Horas (2002). É dele também O Leitor (2008), que concorreu ao Oscar de melhor filme. Aí em 2018 ele não só assumiu a função de produtor executivo da série The Crown, como dirigiu quatro episódios. Quatro temporadas disponíveis na Netflix.

Steven Soderbergh
O diretor revelado em Sexo, Mentiras e Videoteipe (1989) ainda hoje é mais reconhecido pelos filmes que fez (entre eles Erin Brockovich, uma Mulher de Talento, 2000, e Onze Homens e um Segredo (2001) do que pelas três séries que dirigiu, duas delas para o HBO: K Street (2003) e Mosaic (2017-2018). A outra é The Knick, feita para o canal Cinemax. Mosaic tem uma temporada disponível no HBO.

Woody Allen
Há quem diga que Crise em Seis Cenas, série que Allen realizou em 2016 para a Amazon Studios, é mais um filme longo dividido em seis partes… Não deixa de ser. Mas também não deixa de ser uma tentativa do polêmico e profícuo diretor. Uma temporada disponível na Amazon Prime Vídeo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: