Livros Música Teatro Visuais

Cinco portais imperdíveis pra quem busca cultura na internet

O isolamento social imposto pela pandemia da covid-19 obrigou o fechamento de teatros, centros culturais, museus, casas de espetáculos…. Mas, por outro lado, trouxe um novo hábito que, pelo menos de vez em quando, tem suas vantagens: o de fazermos programas culturais sem sair de casa.

Nunca a cultura, a arte e o conhecimento como um todo estiveram tão acessíveis. Os conteúdos disponíveis gratuitamente nestes cinco links listados abaixo são uma prova disso. Para quem tem tempo e curiosidade, eles são imperdíveis. Inclua nos seus favoritos e aproveite muito!

SescDigital
https://sesc.digital/home
O Sesc SP, importante promotor do acesso à cultura entre os paulistas, agora leva suas atividades a todo o Brasil por meio da internet. Filmes, espetáculos teatrais e musicais, debates, palestras e conteúdos sobre turismo e alimentação compõem o rico menu da plataforma. Fique atento à programação Cinema #EmCasaComSesc; ao acervo Literatura Livre, que disponibiliza gratuitamente obras da literatura africana, árabe, asiática, europeia e judaica, e à série musical Muito Prazer: Meu Primeiro Disco, em que artistas como Chico Buarque, Alcione e Gilberto Gil falam sobre seus discos de estreia.

Cultura em Casa
https://culturaemcasa.com.br/
Apresentada como “primeira plataforma de streaming e vídeo por demanda do Brasil criada com o objetivo de democratizar o acesso da população a conteúdos culturais e criativos de alta qualidade, não presentes em outras plataformas”, o Cultura em Casa cumpre o anunciado. Nele, você pode assistir a muitos shows musicais de artistas de diferentes gêneros e gerações;  bate-papos sobre cinema e literatura; espetáculos circenses e óperas. O portal também abriga, eventualmente, mostras e festivais de cinema. Destaque para a programação dos 40 anos do Teatro Sérgio Cardoso.

ItaúCultural
https://www.itaucultural.org.br/
Durante o isolamento social, o Instituto Itaú Cultural tem conseguido manter em seu portal uma programação tão interessante e dinâmica quanto a que mantém, em tempos normais, em sua sede na Avenida Paulista, São Paulo. Além das mostras de filmes e espetáculos, há conteúdos em forma de podcasts, reportagens especiais, encontros via Zoom… É bom ficar atento à programação anunciada porque algumas atividades só podem ser acessadas mediante retirada antecipada de ingresso (gratuito) no Sympla.

SPCine Play
https://www.looke.com.br/movies/spcineplay
Este é para quem ama cinema brasileiro. Hospedado na plataforma Looke, o SPCine Play é um pouco desorganizado, com filmes todos misturados. Mas tem um acervo que não deve ser ignorado. Tem curtas e longas exibidos no Mix Brasil e na Mostra de SP, toda a filmografia de Ana Carolina, Lúcia Murat e José Mojica Marins, vários filmes de Hector Babenco, Tata Amaral, Suzana Amaral, João Batista de Andrade  e documentários como o recente Uma Garota Chamada Marina, sobre Marina Lima, e Chega de Fiu Fiu, sobre o ativismo feminino.

Google Arts & Culture
https://artsandculture.google.com/
O Google Arts & Culture é um vasto portal sobre artes visuais, que dá acesso a coleções de museus do mundo todo. Você pode pesquisar por artista, por museu, pela linha do tempo, por movimentos artísticos e até pela cor das obras. Pode fazer um passeio virtual por museus ou pelos lugares onde viveu Van Gogh, por exemplo, ou, ainda, ver obras como Moça com Brinco de Pérola, de Vermeer, e Autorretrato com o Macaco, de Frida Khalo, em alta definição e com comentários detalhados. A ideia é conhecer a arte brincando com ela. Fantástico!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: