Comer & Beber

Caqui é bom de todo jeito. Conheça 3 receitas com a fruta

Poucas frutas são tão doces e suculentas quanto o caqui, fruta originária da região asiática, mas conseguiu se adaptar muito bem ao clima brasileiro. Graças a Deus! Caqui é tão gostoso que não precisa de nada mais do que lavar, arrancar a “tampinha” (o talinho que fica grudado à fruta) e devorar.

Mas quando chega a temporada, como agora, em que a fruta é encontrada com abundância, vale diversificar e usá-la em receitas diversas – inclusive salgadas, como molhos para massas, saladas e canapés.

“Apostar na forma in natura, em lanches ou em sobremesas, é o ideal. Mas é possível incluí-lo em receitas como geleias, sorbet, tortas doces, mousses e até mesmo pavês”, ressalta Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Aqui ela ensina três dessas receitas:

Compota de caqui
Molho de caqui para carnes
Creme saudável de caqui

Benefícios nutricionais
Renata também chama a atenção para o valor nutricional do caqui. Com aproximadamente 120 kcal para cada 100g da fruta, a fruta é considerada grande aliada para promover energia ao corpo, ela ressalta.

“Por ter grande quantidade de vitamina C, a fruta aumenta a imunidade corporal e também atua como antioxidante, com a função de inibir e/ou reduzir os danos causados pela ação dos radicais livres”, informa.

Renata ainda explica que o caqui é uma fonte interessante de potássio, capaz de auxiliar no controle da pressão arterial e na diminuição de câimbras.

Por apresentar esses benefícios, o seu consumo antes e depois da realização de atividades físicas pode ser uma aposta interessante para manter a performance e estimular um bom desempenho durante o exercício.

A nutricionista destaca, ainda, que o alimento possui alta taxa de licopeno, relacionado à prevenção de doenças cardiovasculares e câncer de próstata. O cabelo, a visão e o retardamento do envelhecimento precoce também podem ser favorecidos pela inclusão da fruta no cardápio.

Com riqueza de fibras, o caqui é uma boa aposta para o funcionamento do intestino e também auxilia na perda de peso, por fornece maior tempo de saciedade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: