Teatro

Conheça o lambe-lambe, o teatro que cabe numa caixa

Está no ar desde ontem (1º/02) a segunda edição do Encontro de Teatro Lambe-Lambe de Brasília – Ocupação 508 Sul, realizado pelo grupo brasiliense As Caixeiras Cia. de Bonecas. Desta vez o evento ocorre online, com espetáculos de vários estados brasileiros e também de Chile, Argentina e Uruguai.

O teatro lambe-lambe ou teatro de caixas é um tipo de teatro de animação realizado dentro daquelas antigas caixas que abrigavam a câmera do fotógrafo lambe-lambe nas praças. Daí ser conhecido como “o menor teatro do mundo”.

Por trás da pequena caixa cênica, o ator-manipulador usa pequenos bonecos e objetos para contar histórias de curtíssima duração e apresentados, geralmente, para apenas um espectador por vez – que assiste por meio de uma pequena abertura frontal na caixa.

A vantagem da edição online do Encontro de Teatro Lambe-Lambe de Brasília é que mais pessoas poderão ver os espetáculos ao mesmo tempo, através do canal d’As Caixeiras no YouTube.

Invenção baiana
Foram as bonequeiras e arte-educadoras baianas Denise dos Santos e Ismine Lima que criaram esse estilo teatral, há 32 anos. De Salvador, o teatro lambe-lambe ganhou o país e o mundo, como mostra a programação do Encontro de Teatro Lambe-Lambe de Brasília.

A lista completa de espetáculos, além de palestras, oficinas e rodas de conversa que compõem a programação do encontro – tudo online – pode ser conferida no site do grupo As Caixeiras. O evento vai até dia 12/02.

Obs: A foto lá em cima, feita pelo fotógrafo Bento Vianna, é do espetáculo Mensagem, d’As Caixeiras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: