Livros

7 sugestões de livros para devorar durante os dias de ócio

GUIADifícil entender pessoas que só lêm por obrigação. Não tem coisa mais saborosa do que se deixar absorver por um livro, com uma história bem contada.  E melhor ainda quando chegam as férias e a cabeça fica mais arejada, com mais capacidade de concentração no que se lê. Quer ver? Experimenta um desses sete livros.

São lançamentos e relançamentos, para diferentes tipos de leitores, que provam que, independentemente do cinema, da TV e de outros suportes para a contação de histórias, a literatura possibilita uma experiência diferente e única. Por isso, livros nunca deixarão de existir — seja em papel ou em formato digital.

Torto Arado

Torto Arado
De Itamar Vieira Junior, Editora Todavia,
A partir de um incidente entre as irmãs Bibiana e Belonísia, que vivem numa fazenda no interior da Bahia, Itamar Vieira desenvolve uma história de família em que dramas pessoais se entrelaçam com questões sociais, como a crescente conscientização da comunidade em que elas vivem e as estruturas de poder que sustentam as desigualdades sociais. O livro venceu os prêmios Jabuti e Oceanos.

Carta a Rainha Louca

Carta à Rainha Louca
De Maria Valéria Rezende, Editora Alfaguara
A autora recorre a uma meticulosa pesquisa histórica para construir o relato sobre Isabel das Santas Virgens, que em 1789 vive presa em um convento em Olinda. De lá, ela escreve cartas à rainha Maria I, conhecida como a Rainha Louca, narrando os destemperos cometidos pelos homens da Coroa, expondo o processo de colonização brasileira e a situação da mulher que ousava desafiar.

1984 HQ

1984 (HQ)
De George Orwell, adaptação de Fido Nesti, Companhia das Letras
O artista paulistano Fido Nesti, transpõe para a linguagem das histórias em quadrinhos a obra visionária de Orwell, ambientada em uma sociedade totalitarista, onde pensar livremente é considerado um crime gravíssimo. Ilustrador há 30 anos, Niesti fez o mesmo com Os Lusíadas (Peirópolis, 2006) e tem trabalhos publicados na Folha de S. Paulo e na revista The New Yorker.

Moça Deitada na Grama

Moça Deitada na Grama
De Carlos Drummond de Andrade, Companhia das Letras
Em 1987, Drummond entregou à editora seu último livro, exatamente este Moça Deitada na Grama, uma seleção das últimas crônicas escritas pelo poeta, nas quais ele descreve o Rio de Janeiro e seus moradores com lirismo, senso de humor e doses de filosofia. O livro é um dos seis do autor reeditados pela Companhia em 2020. Os outros, todos igualmente recomendáveis, são Tempo Vida Poesia, Cadeira de Balanço, O Observador no Escritório e Confissões de Minas e Passeios na Ilha. 

Os vivos e os outros

Os Vivos e os Outros
De José Eduardo Agualusa, Editora Tusquets
Escritores africanos reunidos num festival literário na ilha de Moçambique são surpreendidos por uma violenta tempestade e ficam isolados, sem comunicação com o resto do planeta. Por sete dias, estranhos e misteriosos acontecimentos se sucedem. Num prodígio de imaginação, Agualusa coloca seus personagens nas fronteiras entre realidade e ficção, passado e futuro, vida e morte.

Cartada Final

Cartada Final
De John Grisham, Editora Arqueiro
John Grisham é famoso por seus romances de suspense, do quais muitos viraram filmes (como O Cliente e O Dossiê Pelicano). Aqui ele volta a manipular a fórmula que conhece muito bem, numa ação que se desenvolve numa pequena cidade da Flórida, a partir do assassinato de um advogado, em seu escritório. Um suspeito é preso e condenado à prisão perpétua, mas após 22 anos ele convence um advogado a trabalhar para provar sua inocência.

Anne de Green Gables

Anne de Green Gables
De Lucy Maud Montgomery, Editora Ciranda Cultural
Gostou da série Anne com E.? Então vai gostar também de ler o livro que deu origem à série sobre a órfã otimista e cativante, que por engano vai morar com um casal de irmãos idosos na Fazenda de Green Gables. Na verdade, este é o primeiro de uma série de três volumes. O que não é problema, pois, além de ser uma leitura fácil — indicada para crianças, jovens e adultos –, os livros são baratinhos (R$ 8,91 cada um na Amazon).

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: