Difícil entender pessoas que só lêm por obrigação. Não tem coisa mais saborosa do que se deixar absorver por um livro, com uma história bem contada. E melhor ainda quando chegam as férias e a cabeça fica mais arejada, com mais capacidade de concentração no que se lê. Quer ver? Experimenta um desses sete livros.
São lançamentos e relançamentos, para diferentes tipos de leitores, que provam que, independentemente do cinema, da TV e de outros suportes para a contação de histórias, a literatura possibilita uma experiência diferente e única. Por isso, livros nunca deixarão de existir — seja em papel ou em formato digital.
Torto Arado
De Itamar Vieira Junior, Editora Todavia,
A partir de um incidente entre as irmãs Bibiana e Belonísia, que vivem numa fazenda no interior da Bahia, Itamar Vieira desenvolve uma história de família em que dramas pessoais se entrelaçam com questões sociais, como a crescente conscientização da comunidade em que elas vivem e as estruturas de poder que sustentam as desigualdades sociais. O livro venceu os prêmios Jabuti e Oceanos.
Carta à Rainha Louca
De Maria Valéria Rezende, Editora Alfaguara
A autora recorre a uma meticulosa pesquisa histórica para construir o relato sobre Isabel das Santas Virgens, que em 1789 vive presa em um convento em Olinda. De lá, ela escreve cartas à rainha Maria I, conhecida como a Rainha Louca, narrando os destemperos cometidos pelos homens da Coroa, expondo o processo de colonização brasileira e a situação da mulher que ousava desafiar.
1984 (HQ)
De George Orwell, adaptação de Fido Nesti, Companhia das Letras
O artista paulistano Fido Nesti, transpõe para a linguagem das histórias em quadrinhos a obra visionária de Orwell, ambientada em uma sociedade totalitarista, onde pensar livremente é considerado um crime gravíssimo. Ilustrador há 30 anos, Niesti fez o mesmo com Os Lusíadas (Peirópolis, 2006) e tem trabalhos publicados na Folha de S. Paulo e na revista The New Yorker.
Moça Deitada na Grama
De Carlos Drummond de Andrade, Companhia das Letras
Em 1987, Drummond entregou à editora seu último livro, exatamente este Moça Deitada na Grama, uma seleção das últimas crônicas escritas pelo poeta, nas quais ele descreve o Rio de Janeiro e seus moradores com lirismo, senso de humor e doses de filosofia. O livro é um dos seis do autor reeditados pela Companhia em 2020. Os outros, todos igualmente recomendáveis, são Tempo Vida Poesia, Cadeira de Balanço, O Observador no Escritório e Confissões de Minas e Passeios na Ilha.
Os Vivos e os Outros
De José Eduardo Agualusa, Editora Tusquets
Escritores africanos reunidos num festival literário na ilha de Moçambique são surpreendidos por uma violenta tempestade e ficam isolados, sem comunicação com o resto do planeta. Por sete dias, estranhos e misteriosos acontecimentos se sucedem. Num prodígio de imaginação, Agualusa coloca seus personagens nas fronteiras entre realidade e ficção, passado e futuro, vida e morte.
Cartada Final
De John Grisham, Editora Arqueiro
John Grisham é famoso por seus romances de suspense, do quais muitos viraram filmes (como O Cliente e O Dossiê Pelicano). Aqui ele volta a manipular a fórmula que conhece muito bem, numa ação que se desenvolve numa pequena cidade da Flórida, a partir do assassinato de um advogado, em seu escritório. Um suspeito é preso e condenado à prisão perpétua, mas após 22 anos ele convence um advogado a trabalhar para provar sua inocência.
Anne de Green Gables
De Lucy Maud Montgomery, Editora Ciranda Cultural
Gostou da série Anne com E.? Então vai gostar também de ler o livro que deu origem à série sobre a órfã otimista e cativante, que por engano vai morar com um casal de irmãos idosos na Fazenda de Green Gables. Na verdade, este é o primeiro de uma série de três volumes. O que não é problema, pois, além de ser uma leitura fácil — indicada para crianças, jovens e adultos –, os livros são baratinhos (R$ 8,91 cada um na Amazon).