Planeta Flix

Sessão Reprise: 6 filmes superlegais sobre férias e verão para rever

GUIANormalmente, férias seria a época em que tentaríamos assistir a todos os filmes que logo serão indicados às premiações vindouras, tipo o Globo de Ouro e o Oscar, incluindo aqueles mais “cabeça”. Só que nesse ano, em que as estreias do cinema foram limitadas pela Covid-19, uma boa opção é fazer uma sessão de reprises.

Separamos títulos com a cara da estação, entre drama, suspense e, principalmente, comédias românticas, ideais para quem vai ficar em casa e descansar. Tem até neve, para os que gostam do climinha de Natal americano e não curtem passar calor.

Tubarão (1975)
O primeira da lista é um clássico do suspense. Dirigido por um cara ainda meio desconhecido na época, um tal de Steven Spielberg, este filme é uma espécie de Moby Dick dos anos 1970. Na fita, um balneário americano é aterrorizado, em pleno verão, pela presença de um grande tubarão. Vários fatores chamam a atenção aqui, uma escolha certeira para quem curte roer as unhas. Dois deles se destacam: a cena inicial, em que um inocente banho de mar se transforma em pesadelo e ela, aquela música tema, quem já ouviu sabe, quem não ouviu, prepare-se. Disponível no Amazon Prime.

Mamma Mia! (2008)
Romance, Grécia, Abba e baseado em musical da Broadway. Essa pequena descrição já serve para recomendar este filme. Precisa de mais? Vamos lá. Meryl Streep (Donna) faz a mãe de Amanda Seyfried (Sophie), que está doida para descobrir quem é seu pai biológico, Pierce Brosnan (Sam), Stellan Skarsgård (Bill) ou Colin Firth (Harry).

Enquanto esse pequeno conflito familiar acontece, na maravilhosa ilha de Skopelos, todos cantam e dançam ao som de músicas como Dancing Queen, Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight) e Voulez-Vous, incluindo as amigas Julie Walters (Rosie) e Christine Baranski (Tanya). Fez tanto sucesso que ganhou parte 2 uma década mais tarde. Disponível na Claro Vídeo (e a parte 2 pode ser vista na Amazon Prime) 

Me Chame Pelo Seu Nome (2017)
A gente não disse que também tinha drama? Tem também boas atuações, direção (Luca Guadagnino, de Suspiria) e roteiro (James Ivory, diretor de Vestígios do Dia), trilha sonora legal e… paisagens maravilhosas. Difícil não amar a Itália no verão. Quer dizer, eu acho que deve ser, nunca fui.

Nos anos 1980, o jovem Elio (Timothée Chalamet, Lady Bird) conhece Oliver (Armie Hammer, J.Edgar), amigo dos pais eruditos visitando sua casa. No período que engloba as grandes descobertas da juventude, ele se vê apaixonado pelo convidado. Entre eles sai faísca, desilusão e pêssego. Baseado no livro de André Aciman, que ganhou sequência recentemente. Disponível no Telecine Play.

Os Homens São de Marte e É pra lá que Eu Vou… / Minha Vida em Marte (2014 e 2018)
Essa dobradinha é infalível para agradar a quase todos os públicos. No primeiro filme, Mônica Martelli leva às telas seu famoso e bem-sucedido monólogo, a história de uma mulher na faixa dos 30 buscando um companheiro, entre um embuste e outro. E você ainda viaja para a Bahia sem sair do sofá.

Já a sequência mostra, claro, a continuação dessa história, em versão ainda mais desbocada e engraçada. Não contamos mais para não dar spoiler. Só dá para dizer que em Minha Vida em Marte você vai da praia a Nova York, sem gastar nem em real e, graças a Deus, nem em dólar. Disponível na Globoplay.

O Amor Não Tira Férias (2006)
O Airbnb ainda nem existia quando a roteirista e diretora Nancy Meyers (Alguém Tem Que Ceder) aplicou o conceito de economia compartilhada nessa comédia romântica bem fofa estrelando Kate Winslet (Titanic) e a hoje sumida Cameron Diaz (As Panteras).

Perto da época de Natal, a inglesa Iris e a americana Amanda, dispostas a mudar de vida e até de país, resolvem fazer uma espécie de intercâmbio. Elas trocam de apartamento, passando a morar uma no “ambiente seguro” da outra, prontas assim para uma grande aventura que envolverá… um amor para cada. Ai, que lindo. Disponível na Netflix

Esqueceram de Mim (1990)
E por falar em férias, sofá e Natal, essa produção não poderia faltar. Ainda mais agora, que está ao alcance do controle sem que a gente nem precise colocar a fita no videocassete. Sim, meus amigos, Esqueceram de Mim completou 30 anos agora em 2020, Macaulay Culkin tá com 40, não vamos entrar nesse assunto ou isso vai virar um post sobre colágeno e ácido hialurônico.

Só sei que, enquanto a gente passa calor aqui esperando a ceia ficar pronta, não tem filme mais legal de assistir. Kevin é um garoto que briga com a família toda às vésperas de uma viagem a Paris. Devido às confusões mil na hora da partida, ele acaba ficando para trás, sozinho em casa, e vai precisar enfrentar dois assaltantes trapalhões. Disponível no Disney+

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: