Livros

André Abujamra estreia como autor de livro infantil

Quando a gente ouve o nome de André Abujamra, geralmente o associamos a música, Mulheres Negras e Antonio Abujamra (1932-2015), seu pai. Agora ele ganha uma nova referência, a de autor de livro infantil. Robô não Solta Pum marca a estreia de André na literatura.

Mas o exercício de escrever não é algo novo na vida do músico, ator e multi-instrumentalista paulistano de 55 anos. Foi em 2005 que André Abujamra começou a rabiscar o que mais tarde chegaria ao público leitor em forma de livro.

A inspiração, na época, era a convivência com os filhos (então) pequenos, José e Pedro. No papel, André registrava os pensamentos e devaneios que lhe vinham depois de dois dias sem dormir. Inspirado pela imaginação infantil, ele “viaja”.

Quem foi que disse que isso é isso e não é aquilo ou que aquilo é aquilo e não é isso? Ou por que é tão difícil entender que isso pode ser isso simplesmente ou simplesmente não ser nem isso nem aquilo?

RNSP-capa-altaMovido pelas interrogações, o autor propõe desvincular o pensamento das amarras que a vida adulta quase sempre impõe, deixando as ideias mais livres para explicarem tudo de forma mais fácil ou até modificarem certos conceitos.

Assim, ele abre questionamentos sobre temas triviais do cotidiano, como a origem das palavras “barbante” e “algodão-doce”, e dicotomias, como o claro e o escuro, o céu e o mar, tomando rumos inusitados na “conversa”.

Para transformar Robô não Solta Pum em livro, Abujamra juntou seus escritos às ilustrações da artista plástica Ana Paula Oliveira, que se inspirou em desenhos da filha Jade e usou diversas técnicas de desenho e colagem para formar as imagens.

Texto e imagens compartilham o propósito de incentivar não somente crianças, mas também jovens e adultos que se arrisquem na leitura a libertar a criatividade e alçar voos mais altos junto das indagações e das percepções de Abujamra.

Robô não Solta Pum sai pela Saíra Editorial, tem 32 páginas e está à venda na Amazon por R$ 21.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: