E mais...

Prédios residenciais do DF com valor histórico terão certificação

Por Carol Valadares
Do blog Sucupira

Um selo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF) vai identificar os prédios residenciais que têm valor histórico e mantêm boas práticas de conservação e manutenção em Brasília.  A intenção dos arquitetos é valorizar o patrimônio cultural e chamar a atenção do brasiliense para a arquitetura residencial e sua importante atuação na identidade de Brasília.

A Comissão Temporária de Patrimônio do CAU/DF indicou 30 prédios da Asa Norte e Sul e desses apenas oito serão escolhidos para receber o selo. A divulgação final será em dezembro.

Selo CAU/DF
O selo do CAU/DF

“Essa é uma ação de cidadania, para informar à sociedade a respeito da importância das edificações para nossa história, nossa cultura, para nossos filhos, netos, bisnetos”, explica o presidente do CAU/DF, Daniel Mangabeira.

Para Mangabeira, esse é um passo enorme para “a conscientização da sociedade para aquilo que é mais importante em nossa cultura, que é o registro da atividade criativa humana”.

Os edifícios escolhidos representam o início da formação da cidade e devem ser preservados em suas características “Eles representam a expressão de pensamento dos arquitetos da época e daqui a 50 anos isso vai se reverter não apenas num fator econômico, turístico, mas cultural de orgulho pra cidade”, defende o presidente do CAU/DF.

Para definir os edifícios que vão ganhar o Selo CAU/DF, os membros da comissão foram diversas vezes às superquadras entre os meses de abril e setembro de 2020. Entre os quase 1.500 edifícios construídos, foram escolhidos prédios que se destacaram pelo valor histórico, pela boa conservação das fachadas, pelo cuidado com o pilotis e pela boa relação mantida com a superquadra.

Também foram considerados edifícios já reformados, cuja intervenção tenha respeitado as características originais da edificação. Numa segunda etapa o CAU/DF pretende estender esse selo para áreas comerciais como o setor de Autarquias e setor Bancário.

Veja os 30 edifícios escolhidos pela CAU/DF

ASA SUL
SQS 105 – bloco H
SQS 108 – bloco I
SQS 113 – bloco F
SQS 113 – bloco H
SQS 203 – bloco C
SQS 204 – bloco K
SQS 207 – bloco E
SQS 210 – bloco C
SQS 303 – bloco A
SQS 308 – bloco E
SQS 309 – bloco E
SQS 311 – bloco F
SQS 312 – bloco F
SQS 313 – bloco B
SQS 314 – bloco K
SQS 402 – bloco K
SQS 404 – bloco H
SQS 405 – bloco J
SQS 416 – bloco C

ASA NORTE

SQN 106 – bloco F
SQN 107 – bloco F
SQN 108 – bloco D
SQN 112 – bloco E
SQN 205 – blocos I-J
SQN 206 – bloco I
SQN 315 – bloco D
SQN 315 – bloco H
SQN 411 – bloco F
SQN 416 – bloco H

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: