Comer & Beber

Receita de bolo de cupuaçu, para se divertir no feriadão

Fruto tradicional da região norte do Brasil, o cupuaçu já é encontrado em quase todo o Brasil em forma de polpa. Melhor seria tê-lo ao natural, claro, mas tudo bem… Nem em polpa congelada o cupuaçu perde sua gostosura, que pode ser aproveitada em cremes, bombons, trufas e… bolo.

Esta receita aqui, que nos foi enviada pela assessoria da Primor (a marca de margarina), é tentadora. É bem fácil e parece difícil de não dar certo. Pode ser feita em duas horas, contando o tempo de forno, e rende 10 porções.

Experimentar fazê-la pode ser bom passatempo para quem está de bobeira neste feriadão de Finados, no intervalo de um dos filmes das muitas mostras e festivais online. Fica sugestão. Mãos à obra:

Bolo de cupuaçu

Ingredientes:

¼ xícara de margarina cremosa
400 g de açúcar
400 g de polpa de cupuaçu congelada
6 ovos
1 xícara de leite de coco
2 xícaras de farinha de trigo

Modo de preparo:

Caramelo:
– Em uma panela, leve o açúcar, em fogo brando, para derreter até que o açúcar adquira uma cor bem dourada. Retire o caramelo do fogo, espalhe rapidamente em uma forma com furo no meio e reserve.

Massa:
– Leve ao liquidificador o cupuaçu, os ovos, o leite de coco, o açúcar e a margarina para bater até obter um creme homogêneo. Despeje o creme em uma vasilha e acrescente a farinha de trigo aos poucos, misturando manualmente até obter uma massa lisa e homogênea.

– Coloque a massa do bolo na assadeira caramelizada e leve para assar em banho-maria, no forno pré-aquecido, à temperatura de 170ºC, por cerca de 1 hora e 30 minutos ou até que ao enfiar um palito no centro do bolo, este saia seco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: