Planeta Flix

Elas são f*da: as poderosas mulheres da lei na ficção

Desde quando estreou na Netflix no início deste mês, a produção nacional Bom Dia, Verônica vem causando burburinho. Baseada no livro de Raphael Montes, também criador do programa, e Ilana Casoy, a série tem como protagonista a personagem de Tainá Müller, escrivã em uma delegacia de homicídios em São Paulo.

Traumatizada por fantasmas do passado e também pelas repercussões catastróficas de um caso de violência contra a mulher, a agente se vê envolvida numa intrincada investigação para capturar um assassino em série.

O programa aposta em um gênero ainda não tão explorado no audiovisual brasileiro: o suspense policial. Mas como toda regra tem suas exceções, o Boníssimo.blog relembra que, embora ainda pouco representadas, as detetives, inspetoras, delegadas e mulheres da lei são poderosas também na teledramaturgia, tal e qual a Verônica de Tainá Müller.

 

Dama de Ouro

Tudo bem que ela não é brasileira de nascimento, mas certamente fez bastante sucesso em terras tupiniquins na década de 1980, podendo ser considerada até uma pioneira dessa atual tendência.

Estrelando o seriado Dama de Ouro estava Kate, Kate Mahoney, personagem de Jamie Rose que agitou a programação da Globo na década perdida. Prova de que a série pegou de verdade é que o humorístico TV Pirata criou sua própria versão de paródia, a Kate Machoney.

Só veríamos fenômeno parecido já nos anos 1990, quando a Record apresentou aos fãs de ação a detetive Dana Scully, de Arquivo X.

 

A Justiceira

Exonerada da polícia, Diana tem que se virar por conta própria quando tem seu filho vendido pelo marido viciado em drogas. Para recuperá-lo, ela entra em um grupo independente de investigações criminais.

Antes de Jennifer Garner em Alias, Malu Mader já usava e abusava das perucas e disfarces no ofício, percorrendo o Brasil a fim de resolver casos importantes. Até em Brasília ela esteve, correndo na fonte da Torre de TV e escalando o monumento para enfrentar um bandidão.

Infelizmente, para os fãs do gênero policial no Brasil, A Justiceira teve apenas uma temporada em 1997, esta ainda encurtada por causa da gravidez na vida real de sua protagonista. Lançada em DVD anos atrás e reprisada no canal Viva também em priscas eras, a série está fazendo falta no acervo da Globoplay, hein?

 

Delegada Helô

De todas as novelas de Gloria Perez, Salve Jorge não pode ser considerada um fenômeno de audiência ou de repercussão, mas até que rendeu um caldo, tal como a boa trilha sonora e vários memes (principalmente  os estrelados por Dira Paes, “Minha filha tá viva!”).

A novela também gerou alguns personagens memoráveis. A delegada Helô certamente é um deles, chegando até mesmo a ofuscar outros em posições mais nobres.

Giovanna Antonelli mais uma vez virou moda, confirmando seu nome como a grande Midas do marketing dramatúrgico, usando itens alçados a hits, que o diga a pulseira da Jade: no caso de Salve Jorge, a capinha de celular em forma de soco inglês era a cara da delegada panterona.

 

Jeiza

Uma das três poderosas de A Força do Querer, também de Gloria Perez, a major Jeiza botou para quebrar. Ela trabalhava no treinamento de cães, comandava operações, ainda tendo tempo de treinar MMA, modalidade em que competia sempre com grande torcida, e namorar o Zeca, formando um dos casais com maior química da história recente das novelas.

Com seu uniforme camuflado, a Jeiza de Paolla Oliveira foi a principal rival de Rubinho e Bibi Perigosa, o que rendeu cenas em alta voltagem a serem novamente conferidas na edição especial da novela das nove, atualmente em cartaz por causa da pausa nas produções globais em tempos de Covid-19.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: