Comer & Beber

Menu em QR Code, uma ótima inovação imposta pela pandemia

Os cardápios de papel estão prestes a sumir dos restaurantes. Na verdade, já é difícil achar algum. A adoção do menu por meio de QR Code é uma das bem-vindas inovações impostas pela pandemia do coronavírus e já está sendo adotada por desde restaurantes refinados até bares populares.

Funciona assim: em cima de cada mesa fica um display de papelão com o QR Code; o cliente aponta a câmera do celular para o papelzinho e acessa o menu virtualmente. Para isso, não é necessário nenhum aplicativo ou coisa do gênero.

Primeira vantagem: não ter mais aquele problema de o garçom trazer só um cardápio para uma mesa com duas ou mais pessoas. Cada um tem o menu em seu celular. Mas não fica só nisso. Este recurso, que faz parte do “novo normal”, tem tantos pontos positivos que já devia ter sido se tornado obrigatório há tempos.

Pensa bem no tanto de mãos que passam pelos cardápios impressos em um estabelecimento movimentado – calcula-se que em média até 100 mãos por dia. Considere ainda que a higiene se faz necessária não apenas diante do coronavírus… Visualizou o ganho que o menu virtual proporciona?

Para o empresário do setor alimentício, ele representa ainda economia, afinal, o cardápio não precisa ser reimpresso, seja por desgaste no manuseio ou por mudança de cardápio – nesse caso, basta ser atualizado no site. Para o meio ambiente, menos árvores abatidas para fabricação de papel.

Para o cliente, então, além do benefício higiênico, tem comodidades como aquela citada acima (cada um com seu cardápio) e mais outras. Por exemplo, não há necessidade de esperarmos o garçom para pedir o menu, muito menos de que ele pergunte se pode recolhê-lo após o pedido.

A empresa Menu Novo, que oferece aos estabelecimentos do segmento de bares e restaurantes plataforma para criação de QR Code e site para hospedagem do cardápio, aponta estudo segundo o qual 20% dos preços dos menus impressos costumam estar desatualizados.

Mais um ponto a favor da digitalização dos cardápios. Com o menu virtual, já não tem justificativa a não atualização de preços e de pratos. Aliás, não faltam motivos para a gente se perguntar por que, afinal, precisou uma pandemia para esse recurso virar regra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: