Entre as estreias anunciadas pela Netflix para o mês de outubro, um dos destaques é a chegada ao catálogo do serviço de cinco sequências de Rocky, estrelada por Sylvester Stallone e Talia Shire. A franquia só não estará completa porque fica faltando Rocky Balboa, de 2006. Os cinco filmes estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (22/10).
A franquia Rocky começou em 1976, com o grande sucesso do filme Rocky, Um Lutador, de John G. Avildsen, que levou os os Oscar de melhor filme e melhor diretor. Sylvester Stallone ficou empolgado e dirigiu ele mesmo outras três sequências, Rocky 2 – A Revanche (1979), Rocky 3 – O Desafio Supremo (1982) e Rocky 4 (1985).
Em 1990, Avildsen retomou o comando e dirigiu Rocky 5, mas não conseguiu repetir o sucesso do primeiro. Para se ter ideia, Rocky 5 ganhou sete indicações no Framboesa e Ouro, incluindo as de pior filme, pior ator, pior atriz e pior diretor e, até, pior canção — The Measure of a Man, com Elton John. Lembrando que Eye of the Tiger, da Survivor, tema de Rocky 3, recebeu indicação ao Oscar e se tornou marcante, utilizada até hoje como trilha em cenas de luta.
A franquia Rocky foi retomada por Sylvester Stallone em 2006, como ator e diretor, com Rocky Balboa, bastante elogiado por público e crítica. Há ainda outro filme relacionado ao personagem: Creed: Nascido para Lutar (2015), em que Balboa aparece como treinador do promissor Adonis Johnson (que protagoniza ainda uma sequência, Creed 2, de 2018)