Livros Planeta Flix

7 filmes em que grandes escritores se tornam personagens

Primeiro eles encantaram os leitores com as histórias saídas de sua imaginação. Depois acabaram inspirando os roteiristas de cinema e TV com suas histórias pessoais. Entre o mito e o ser humano real, são vários os filmes que buscam retratar episódios da vida de grandes escritores.

Podem ser fatos verídicos – mas quase sempre vistos com a liberdade poética permitida pelo cinema – ou tramas de ficção em que esses personagens reais entram como coadjuvantes, mas com papel fundamental.

São exemplo estes sete filmes, seis deles disponíveis no Amazon Prime Vídeo e um na Netflix, que nos contam um pouco mais sobre a vida pessoal de autores como o franco-argelino Albert Camus, o chileno Pablo Neruda, a francesa Colette ou o brasileiro Machado de Assis.

Neruda _ Filme
Neruda, de Pablo Larraín, com Luis Gnecco no papel do poeta chileno

Albert Camus (2010)
Feito para TV, o filme dirigido pelo francês Laurent Jaoui reconstitui partes da vida do escritor existencialista e filósofo franco-argelino Albert Camus (1913-1960), sobretudo da infância e da última década de vida dele. Stéphane Freiss (As Confissões, Além da Vida) interpreta o autor de O Estrangeiro e A Peste, que também atuou como jornalista militante envolvido na Resistência Francesa. Na Amazon Vídeo Prime.

Neruda (2016)
Luis Gnecco (Dois Papas) faz o papel do poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973) em filme de Pablo Larraín (No, Tony Manero). O longa (indicado ao Globo de Ouro de filme estrangeiro) mostra a perseguição a Neruda empreendida por um inspetor de polícia (Gael García Bernal) por causa da associação do poeta ao Partido Comunista chileno. Na Amazon Vídeo Prime.

Machado do Brasil _ Filme
Márcio Vito é Machado de Assis no telefilme Machado do Brasil

Machado do Brasil (2010)
Este é um dos sete filmes que o diretor carioca Adolfo Rosenthal fez para TV sobre grandes autores nacionais (foram exibidos no Universal Channel, TV Brasil e TV Escola). Aqui, Machado de Assis (1839-1908) vem parar nos tempos atuais e é recebido com desconfiança: será ele mesmo ou impostor? Márcio Vito (Carcereiros, Novo Mundo) faz o papel do autor de Memórias Póstumas de Brás Cubas. Na Amazon Vídeo Prime.

Papa Hemingway: Una História Verdadeira (2015)
O diretor americano (de origem iraniana) Bob Yari narra o início da amizade entre o jornalista americano Denne Petitclerc (Ed Meyers) e o escritor Ernest Hemingway (1899-1961), autor de Por Quem os Sinos Dobram, entre outras obras, aqui interpretado por Adrian Sparks (Sobrenatural, a Origem). O encontro dos dois acontece em Cuba no ano 1959, em plena revolução castrista. Na Amazon Vídeo Prime.

Papa Hemingway Uma História Verdadeira
Ed Meyers e Adrian Sparks em Ernest Hemingway: Uma História Verdadeira

Uma Jornada Inesquecível
Em 1969, jovem (Alex Wolff) foge do internato em que vive para ir em busca de J.D. Salinger (1919-2010), autor do clássico O Apanhador no Campo de Centeio, e conseguir autorização do autor para adaptar sua obra para o teatro. É o primeiro filme para cinema do diretor James Steven Sadwith, mais conhecido por trabalhos para TV. Chris Cooper (Um Lindo Dia na Vizinhança) é quem interpreta Salinger. Na Amazon Vídeo Prime. Também disponível na Globoplay e no Telecine.

Colette (2018)
A francesa Gabrielle Colette (1873-1954) era menor de idade quando se casou com o crítico e escritor Henry Gauthier-Villars, que se apropriou do romance Claudine, escrito por ela a partir de suas memórias de infância. O diretor britânico Wash Westmoreland conta essa relação abusiva em filme com Keira Knightley e Dominic West nos papéis de Colette e Willy, como Henry era chamado. Na Amazon Vídeo Prime.

Mary Shelley (2017)
Elle Fanning (O Estranho que Nós Amamos, também na Netflix) faz o papel da autora do clássico Frankenstein, Mary Shelley (1797-1851), em filme que foca na juventude da escritora e no início do seu relacionamento amoroso com o poeta Percy Shelley, que era casado e só ficou de fato com ela após a morte da mulher dele. O diretor é Haifaa Al-Mansour, que tem outro filme no catálogo da Netflix, A Felicidade por um Fio. Na Netflix.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: