Planeta Flix

Sherlock Holmes já teve muitas caras. Conheça algumas delas

Atualmente, Sherlock Holmes tem a cara de Henry Cavill no filme Elona Holmes, da Netflix. Mas também pode ter a de Benedict Cumberbatch, na série Sherlock, outra atração da Netflix, ou a de Jonny Lee Miller em Elementary, série disponível na Amazon Prime Vídeo.

Pode ter ainda as feições de Robert Downey Jr. na sequência de longas lançados nos cinemas: Sherlock Holmes (2009), Sherlock Holmes: O Jogo das Sombras (2011) e Sherlock Holmes 3 (prometido para 2021). E se você acha que é muito, não viu nada.

Sherloks
Robert Downey Jr. (o Sherlock Holmes da recente franquia de filmes), Jonny Lee Miller (Elementary), Benedict Cumberbatch (Sherlock) e Henry Cavill (Enola Holmes)

O detetive já teve muitas caras desde que “nasceu” em 1887, na Inglaterra. Naquele ano, o autor Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930), publicou a primeira história protagonizada pelo personagem, Um Estudo em Vermelho, na revista Beeton’s Christmas Annual.

Três anos depois, Sherlock já deixava de ser apenas uma descrição no papel para ganhar um rosto na tela de cinema. Em 1900, o cinema mudo mal tinha sido inventado e Sherlock Holmes o rosto de um ator anônimo em Sherlock Holmes Baffled,

Certo Arthur Marvin dirigiu o filminho de apenas 1 minuto, em que o detetive chega em casa, surpreende e confronta um ladrão. Dali, Mr. Holmes passou a freqüentar o cinema, ganhando os mais diversos rostos. O próprio Um Estudo em Vermelho foi adaptado já em 1933, estrelado por Reginald Owen.

Arthur Conan Doyle
Sir Arthur Conan Doyle, o criador do personagem

Sir Arthur Conan Doyle escreveu as histórias do detetive até 1927 e morreu três anos depois, mas Sherlock Holmes sobreviveu e ganhou vida própria, ficando a mercê da imaginação dos roteiristas, na medida em que o cinema e a televisão evoluíam.

Mais do que adaptar as histórias originais do personagem, o audiovisual tomou a liberdade de lhe dar o rosto que quisesse e usá-lo nas mais diversas situações. Mostrou-o adolescente em O Enigma da Pirâmide (1985), de Barry Levinson, e velhinho em Mr. Holmes (2015), de Bill Condon.

Levou-o a investigar vampiros em Caracas, em Sherlock Holmes en Caracas (1991), do colombiano Juan Fresan, e a enfrentar o ladrão cavalheiro Arsène Lupin em Arsène Lupin contra Sherlock Holmes (isso ainda lá em 1910), produção alemã dirigida e estrelada pelo dinamarquês Viggo Larsen.

A lista é tão grande que só vendo… Confira então na galeria abaixo 10 atores que já encarnaram o detetive Sherlock Holmes em filmes, séries e minisséries para TV e em longas para o cinema, dos anos 1930 aos 2010:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: