Comer & Beber

Saiba o que há de novidade no Guia Michelin Brasil 2020

Dois novos restaurantes com duas estrelas e 10 nomes a mais na lista de endereços Bib Gourmand – casas que apresentam excelente custo-benefício. Essas são as novidades do Guia Michelin Brasil 2020. Os dois novos duas estrelas são o Oteque (foto acima), do Rio de Janeiro, e o Ryo Gastronomia, de São Paulo, que se juntam ao Oro e ao D.O.M.

Já entre os Bibi Gourmand, estreiam na lista de 39 restaurantes brasileiros que, na opinião dos inspetores do Michelin, têm boa comida por preço em conta: Didier e Maria e o Boi, do Rio de Janeiro, e AE! Cozinha, Ama.zo, Banzeiro, Cepa, Charco, Kith 2º Andar, Nit e Più Iguatemi, de São Paulo.

Aliás, os inspetores do Michelin no Brasil só reconhecem a cozinha feita em Rio e São Paulo. Se estiveram em outras cidades do país, não encontraram em lugar nenhum qualidade de ingredientes, combinação de sabores, técnica de preparo, criatividade e personalidade do chef, custo-benefício e consistência do padrão culinário que merecessem atenção.

Só para constar: esses são os cinco critérios votados por eles nas visitas a cada restaurante, feitas sob sigilo — ou seja, sem conhecimento do proprietário. Aliás, os inspetores do Michelin são tão rigorosos que, não sei se vocês sabem, se um restaurante ganha uma estrela, o chef já levanta as mãos pros céus.

Mas, vamos combinar que, por mais que tenha curiosidade em conhecer quem ganha o quê, a gente sabe que estrelas Michelin são produto de uma grande jogada de marketing e essa cultura de extrema pressão sobre os chefs é vista de forma cada vez mais crítica pelo mercado gastronômico.

De qualquer forma, está aí para quem quiser tomar como critério em sua próxima ida ao restaurante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: