Livros

Snoopy e turma fazem 70 anos e ganham coleção comemorativa

Assim como a Mafalda está para seu genial criador, o cartunista argentino Quino (1932-2020), que morreu esta semana aos 88 anos, o cachorro Snoopy está para o americano Charles M. Schulz (1922-2000). Em 4 de outubro de 1950, Schulz publicou a primeira tirinha do beagle e a turma Peanuts. Neste domingo (4/10), portanto, completam-se 70 anos de existência do personagem.

Nestas sete décadas, o senso de humor e a ironia de Snoopy e sua turma nunca envelheceram. Criador e criatura conquistaram várias gerações em tiras cômicas repletas de criatividade. Snoopy é o cachorro de estimação do menino Charlie Brown e foi ganhando cada vez mais personalidade de tirinha para tirinha.

Nos dois primeiros anos, por exemplo, ele se mantinha mudo o tempo todo. Foi só depois que o cartunista teve a ideia de expressar os pensamentos do personagem por meio de balões. Depois também incorporou a Snoopy a capacidade de entender o que diziam Charlie Brown e seus amiguinhos.

Levou um tempo também para que Snoopy passasse a andar em duas pernas, como um humano, e ganhasse um melhor amigo, o pequeno pássaro amarelo Woodstock. Mas a mania de dormir no telhado de sua casa, essa ele tem desde o princípio. Hoje, são poucos os que não reconhecem de imediato tal imagem.

Charles Monroe Schulz teve sua vida ligada às histórias em quadrinhos desde criança. Sempre lia com o pai as tirinhas dos jornais aos domingos e sonhava em ser cartunista profissional. Hábil desenhista desde pequeno, realizava retratos do seu animal de estimação, um cachorro chamado Spike.

Depois de participar da Segunda Guerra Mundial, começou a fazer caricaturas e tiras cômicas para diversos meios. Aos 27 anos, publicou a primeira tira de Peanuts, considerada por muitos especialistas uma das melhores da história, a qual tornou o autor uma verdadeira celebridade.

capa-Snoopy-livro1Para comemorar a primeira aparição do famoso beagle nas tirinhas dominicais de Snoopy e a turma Peanuts, a Editora Planeta DeAgostini lança no Brasil em edição especial a coleção Snoopy, Charlie Brown & Friends, A Peanuts Collection, com 61 volumes temáticos dedicados exclusivamente aos alteregos de Snoopy.

O material também conta com textos exclusivos e prólogos escritos pelos especialistas em Charles M. Schulz, Alexandre Boide e Érico Assis. E no primeiro traz junto um fascículo especial de apresentação da coleção, com curiosidades sobre o universo dos clássicos quadrinhos de Snoopy. A tradução das edições é de Érico Assis.

O primeiro volume será vendido a preço especial de R$ 14,99 e a segunda edição conta com dois livros pelo valor de um (R$ 49,99). Quem quiser pode fazer assinatura no site da editora para receber regularmente os volumes e garantir que não vai perder nenhum.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: