Livros

Devassos no Paraíso em curso online com Silvério Trevisan

Desde a primeira edição, em 1986, o livro Devassos no Paraíso, de João Silvério Trevisan, é obra obrigatória para quem quer entender a história da homossexualidade no Brasil. Nele, o autor investiga desde a atuação do Santo Ofício no Brasil, a partir de 1591, para punir os sodomitas até as lutas por direitos civis e a intolerância no século 20, mostrando como a sociedade Brasil tem tratado a questão LGBT ao longo da história.

Já neste século, o livro ganhou novas edições, sempre acrescidas de capítulos para abranger as grandes mudanças ocorridas no país a cada período. A mais recente é de 2018, e a Companhia das Letras lançou este ano uma edição em e-book com os quatro últimos capítulos da dessa edição, que está disponível gratuitamente na Amazon.

Agora Devassos no Paraíso é ponto de partida também para um curso online com o próprio João Silvério Trevisan. De 6 a 27 de outubro, sempre às terças, às 19h, ele ministra o curso Devassos no Paraíso: A história do desejo de LGBTs na vida e cultura brasileiras, pela plataforma Zoom.

Tomando como base as pesquisas e estrutura do livro, Trevisan vai historiar e analisar a maneira como o desejo de LGBTs se inseriu na vida e cultura brasileiras. Um lado convenientemente oculto da história brasileira, afinal, por meio do silenciamento, nosso país expurgou punições severas e preconceito cotidiano a essa parte da população, tratada como perigosa ante uma “sociedade sadia”.

Antes, já na primeira aula, intitulada de Pré-História e História de Devassos no Paraíso, o escritor vai abordar o processo de produção da obra, apresentando aspectos inéditos das pesquisas e problemática mercadológica. As três aulas seguintes partem dos tópicos Homofobia Institucional: Aparato estatal e sistema médico; Resistência LGBT: Culturas míticas, presença cidadã e força criativa, e Da Aids aos Vagalumes do Desejo.

Aberta a todos os interessados no tema, independente de área de formação, a inscrição para o curso Devassos no Paraíso: A história do desejo de LGBTs na vida e cultura brasileiras custa R$ 390 e pode ser feita na plataforma Sympla, até o dia 6 de outubro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: