O Festival Varilux do Cinema Francês confirmou a realização de sua edição 2020 em versão presencial para o período de 19 de novembro e 3 de dezembro. Há dez anos a mostra acontece tradicionalmente em junho, mas este ano teve de ser adiada em virtude da pandemia do coronavírus.
A seleção de filmes está sendo preparada desde o Festival de Berlim, em coordenação com as distribuidoras brasileiras parceiras do Festival Varilux. A reabertura dos cinemas na França, desde 22 de junho, permitiu o lançamento de vários longas-metragens franceses novos, que estarão disponíveis para o festival no Brasil em novembro.
Os organizadores esperam ocupar os 120 cinemas, em 86 cidades, a exemplo do ano passado. Embora tenha sido definido o período, os cinemas terão opção de programar o festival em datas diferentes até final de fevereiro de 2021, para se adaptar a eventuais situações sanitárias locais. Também haverá flexibilidade quanto a modalidades de exibição: cinemas, projeções ao ar livre, drive-in…
“Queremos apostar na melhoria da situação, e estar presentes para o público que ficou com tanta saudade de ver filmes no telão”, apontam Emmanuelle e Christian Boudier, curadores e diretores do evento que se tornou o maior canal de divulgação do cinema francês no Brasil.
“Achamos importante, nesse momento tão delicado, ajudar os cinemas, que sempre foram parceiros maravilhosos do Festival Varilux e que vão precisar de conteúdo de qualidade para conquistar novamente o público no momento da reabertura”, dizem os curadores.
Por conta da pandemia, em abril foi lançado o Festival Varilux Em Casa, com patrocínio da Embaixada da França no Brasil e da Essilor/Varilux. Apesar do sucesso da iniciativa, os organizadores do Festival Varilux de Cinema Francês reafirmam a importância das projeções nas salas de cinemas.