Planeta Flix

10 dramas e suspenses argentinos para assistir na Netflix

No início dos anos 2000, o cinema argentino começou a ganhar o público brasileiro pela capacidade de contar histórias humanas em narrativas simples e profundas. Vinte anos depois, jovens cineastas mantêm essa qualidade.

Na Netflix, são várias as amostras de diretores argentinos estreantes ou, no máximo, em seu terceiro filme, e que apontam para uma diversidade de temas que vão da ditadura militar na Argentina até dramas íntimos. Aqui uma seleção de 10 dos bons:

Crimes de Família (2020) – foto no alto
Cecilia Roth (Tudo Sobre Minha Mãe) protagoniza esse eficiente drama de tribunal, terceiro longa de ficção de Sebastián Schindel (de O Filho Protegido, também na Netflix). Ela interpreta uma mãe que se vê em meio a dois processos, um envolvendo o filho e outro, a empregada.

La Misma Sangre (2019)
Aqui também a trama envolve crimes em família, numa suspense cheio de reviravoltas, em que os filhos suspeitam de que o pai é responsável pela morte da mãe.  Oscar Martinez (Cidadão Ilustre) protagoniza o thriller, terceiro filme do diretor Miguel Cohan.

O Outro Irmão (2017)
Experiente diretor de séries para TV, Israel Adrián Caetano conduz este ótimo suspense, estrelado por Leonardo Sbaraglia (Relatos Selvagens) e Daniel Hendler (O Décimo Homem, também na Netflix). O personagem de Hendler vai a vilarejo argentino cuidar do enterro da mãe e do irmão, brutalmente assassinados, e trama golpe para receber um seguro de vida.

Meu Melhor Amigo (2018)
O primeiro longa de Martin Deus é pequena obra-prima, pela forma extremamente sensível com que retrata aquele momento em que um adolescente tenta dar sentido e nome a desejos e sentimentos. O adolescente, no caso, é Lorenzo, que vive caos interior quando filho de um amigo do pai vem passar temporada na casa dele.

Temporada de Caza (2017)
Ambientado na Patagônia, o primeiro longa de Natalia Garagiola é um sensível drama sobre as relações entre pai e filho. No ambiente selvagem, um guia de caça usa a natureza para ensinar ao filho, recentemente expulso da escola, noções de vida e relações humanas.

Filme-O-Cidadao-Ilustre
O Cidadão Ilustre

O Cidadão Ilustre (2016)
Gastón Duprat e Mariano Cohn (do documentário Todo Sobre El Asado, também na Netflix) mandam muito bem nesse primeiro longa de ficção dos dois. Escritor argentino, ganhador do Nobel e vivendo há tempos na Europa, volta à pequena cidade natal para receber um título. O contraste entre sua arrogância e a simplicidade do lugar rendem bela e bem contada história, ora amarga, ora engraçada.

Invisible (2017)
Pablo Giorgelli (do premiado Las Acacias) dirige este drama sobre adolescente de 17 anos que se descobre grávida. Ao mesmo tempo em que revela o cotidiano cinzento da personagem, o diretor traduz em tensão e silêncios o conflito da jovem sobre que decisão tomar.

Morte em Buenos Aires (2014)
Natalia Meta estreia na direção de longas com um suspense ambientado na década de 1980. Um membro da alta sociedade portenha é assassinado e a investigação cabe a um rigoroso detetive, em parceria com um novato. No elenco, Chino Darín, filho do Ricardo Darín.

Sangue na Boca (2016)
Mais uma vez Leonardo Sbaraglia (Relatos Selvagens e O Outro Irmão). Aqui ele interpreta um boxeador maduro que perde as estribeiras depois que se apaixona por uma jovem, também boxeadora. Uma feliz estreia na direção de longas do cineasta Hernán Belón.

Neve Negra (2016)
Os astros Ricardo Darín, Leonardo Sbaraglia (de novo) e Fernando Luppi estão no elenco do sombrio e envolvente drama familiar, dirigido por Martin Hondara (de Nove Rainhas). O reencontro de três irmãos na Patagônia traz de volta a história de um crime.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: