Guia de Viagem

Conheça Pilsen, a cidade onde se bebe e se toma banho de cerveja

ConheA cidade tcheca de Pilsen não tem nome de cerveja, a cerveja é que tem o nome da cidade. Ali nasceu a receita da breja clara, fermentada a baixa temperatura e que se diferencia das outras pela intensidade de seu sabor de lúpulo. Daí que visitar Pilsen e não provar cerveja é um pecado sem perdão. Aliás, por lá dá até pra tomar banho de cerveja também.

Não por acaso, Pilsen, ou Plzen, como se escreve em tcheco, é considerada a capital da cerveja na República Tcheca e uma das maiores e mais importantes cidades industriais do país. Fica na Boêmia Ocidental, região de fronteira com a Alemanha — a 290 km de Munique.

É cercada de imensas florestas e montanhas — que formam a fronteira natural entre a República Tcheca, a Baviera e a Áustria –, o que a transforma em destino turístico não só de cervejeiros, mas também de adeptos de natureza, que emendam o passeio na cidade com a ida ao Parque Nacional Sumava.

Na torcida para que logo logo tenhamos uma vacina contra o Covid-19 e as viagens sejam outra vez possíveis, listamos aqui algumas coisas a ver e fazer em Pilsen que podem lhe convencer a  incluir a cidade tcheca no roteiro de uma próxima viagem à Europa:

Pilsen República TchecaPassear na Praça da República
A praça principal de Pilsen, dominada pela monumental e gótica Catedral de São Bartolomeu, é cercada de belas casas históricas, cafés aconchegantes e restaurantes de renome. Há também mercados para produtos agrícolas, onde são vendidos vegetais, frutas e outros produtos locais.

Visitar a fábrica da Pilsner Urquell
A apenas 1 km do Centro Histórico da cidade, a Pilsner é programa obrigatório. Em quase duas horas de passeio, dá para conhecer as partes moderna e histórica da fábrica, incluindo as galerias subterrâneas onde a cerveja é maturada, provar cerveja original não pasteurizada. Todo ano acontece ali o Pilsen Fest, grande festival que comemora o dia em que a primeira cerveja Pilsner Urquell começou a ser fabricada. A data muda, mas você pode se informar por aqui.

Pilsen República Tcheca _ Adolfo Loos

Conhecer a arquitetura de Adolf Loos
Adolf Loos é o principal representante do purismo arquitetônico e o mais importante arquiteto da Europa Central do primeiro terço do século 20. Em Pilsen, cidade natal de sua esposa, Loos completou 13 interiores de apartamentos e a reconstrução da Casa Brummel. Algumas famílias que moram nesses apartamentos e casas abrem as portas para visitas guiadas.

Percorrer o labirinto e o tesouro judaico
É possível fazer um passeio por um labirinto de corredores, adegas e poços construídos sob a cidade desde o século 14. Com mais de 17 km, é um dos maiores sistemas subterrâneos históricos da Europa Central. É preciso ir bem agasalhado, porque a temperatura ali é, geralmente, de aproximadamente 6°C.

Ir em maio para as Festas da Liberdade
Todos os anos, nos primeiros dias de maio, pessoas de todo o mundo enchem a cidade para a celebração anual do fim da Segunda Guerra Mundial e a libertação de Pilsen pelo Exército dos Estados Unidos. A festa é um tanto cívica, mas acaba em cerveja, claro.

Spa Chodova Plana_ PilsenSAINDO DA CIDADE

Tomar um banho de cerveja
Na cervejaria Rodinný pivovar Chodovar não só se bebe cerveja, como toma banho de cerveja no spa de cerveja Chodovar Planá. A terapia combina os efeitos curativos da água mineral quente com os ingredientes para produzir cerveja e massagens.

Conhecer uma antiga vila
A antiga vila de Luková, região de Manětín, fica nas encostas da colina de Chlumská Hora, com vista para o campo. Quase desabitada, hoje é usada principalmente para fins recreativos no verão. É famosa a igreja medieval de São Jorge, onde, em 2012, o artista Jakud Hadabra criou no local uma instalação permanente de 20 figuras de gesso que se assemelham a pessoas cobertas de pano, sentadas nos bancos.

Mergulhe na natureza
Depois de um dia em Pilsen e outro entre o spa e a vila de Luková, vale respirar ar puro, caminhando pelas florestas e lagos glaciais do Parque Nacional de Šumava, que lebram cenários de contos de fadas. O passeio pode ser feito a pé, de bicicleta ou de jangada ou canoa.

Mais sobre Pilsen e República Tcheca no site oficial de turismo daquele país. 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: