Comer & Beber

Curso Comida de Pensar propõe reflexão sobre a gastronomia

Comida não é um assunto que se esgota no trajeto entre o fogão, onde é preparada, e a mesa, onde é servida. Ela está relacionada a diferentes aspectos da vida do homem, estabelecendo complexas relações com sociedade, história, cultura, economia, meio ambiente…

Essas relações são o objeto de estudo no curso Comida de Pensar, que o professor de História da Alimentação e crítico gastronômico Guilherme Lobão vai ministrar, online e ao vivo, a partir de 4 de agosto, dando ênfase a história, crítica, cultura e novos caminhos dos estudos sobre alimentação.

O curso teórico em três módulos (num total de 24 horas/aula) é direcionado a leigos ou profissionais interessados em aprofundar conhecimentos acerca das Ciências Gastronômicas, como são chamados os estudos e teorias que envolvem a gastronomia para além das panelas.

Em 2013 e 2019, Lobão atuou como crítico gastronômico da revista Veja Brasília e do portal Metrópoles. Enveredou pela teoria a partir de um mestrado em Comunicação e de um doutorado (em curso) em Cultura Contemporânea pela Universidade de Brasília (unB), dedicando-se a pesquisar a gastronomia pelos viés dos novos imaginários.

Também já atuou como professor de História da Gastronomia no Iesb e atualmente escreve em seu blog The Whole Beast. Desenvolveu o curso Comida de Pensar para a suprir a lacuna deixada pelas instituições de ensino, que dedicam pouco ou nenhum espaço ao pensamento gastronômico.

Comida de Pensar é oferecido pela Escola de Humanas, centro de estudos virtual que, por meio de uma abordagem transdisciplinar, pretende estimular o pensamento crítico e construir conhecimento por meio de cursos, palestras, seminários e consultorias.

A primeira aula, no dia 4 de agosto, será gratuita para quem se cadastrar. Para fazer o curso completo, a taxa é de R$ 300. Mais informações no site da Escola de Humanas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: