Comer & Beber Guia de Viagem

5 bebidas que você tem de provar se for à Ilha da Madeira

ConheO molho madeira, aquele usado nas carnes, tem esse nome porque, pelo menos na receita original, é feito com vinho Madeira, que tem esse nome porque é produzido na Ilha da Madeira. O famoso vinho, porém, é apenas uma das bebidas tradicionais nesse território português, localizado em meio ao Atlântico.

Conheça cinco bebidas apreciadas pelos moradores e visitantes do arquipélago de origem vulcânica, considerado o melhor destino insular do mundo, do qual a Madeira é uma das duas ilhas principais (e habitadas) — a outra é Porto Santo. Algumas dá até para tentar fazer em casa.

Com clima ameno e mar de temperatura agradável o ano inteiro, a Madeira possui agitados balneários e cenários de montanhas, vales e penhascos, cobertos por uma vegetação chamada Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Indo lá, não deixe de provar:

Poncha2©Jose MendesPoncha
Drink preparado com suco de limão ou laranja, mel e aguardente de cana (similar à cachaça brasileira). Em bares e restaurantes, a poncha é preparada na hora, que é a mais saborosa, mas ela também é encontrada engarrafada, pronta para beber. A mais tradicional é de limão, conhecida como a poncha à “pescador”, mas também é possível provar de outros sabores, como maracujá e tangerina.

Vinho Madeira
Este vinho, amado por enófilos ao redor do mundo, é uma bebida de tradição centenária. Ele é fortificado, o que significa que recebe álcool vínico para barrar a fermentação. Por isso, tem alto teor alcoólico, que pode superar os 19%, e seus diferentes processos de maturação, em geral, utilizam temperaturas mais altas no processo de envelhecimento do que os vinhos comuns.

Pé de cabra
À primeira vista, o pé de cabra parece um café gelado por sua coloração. Mas não: leva vinho Madeira seco, cerveja preta, açúcar, chocolate em pó e casca de limão, tudo bem batido manualmente com o mexelote, instrumento também usado no preparo da poncha. A bebida surgiu no município de Câmara de Lobos, próximo à capital da ilha.

Rum
Embora o vinho Madeira seja a bebida mais famosa do destino, a Ilha da Madeira também produz excelente rum. O rum da Madeira pode ser natural, intenso e com aroma complexo; beneficiado, adoçado com mel e frutos secos; ou envelhecido, mais encorpado e elegante por ficar em cascos de madeira por pelo menos três anos.

Nikita _ Drink Ilha da Madeira

Nikita
Este drink é perfeito para o verão e, por isso mesmo, muito consumida nos dias mais quentes d ano. Ele é feito com sorvete, abacaxi e cerveja ou vinho branco. Os ingredientes são misturados com o mexelote até a bebida ficar extremamente cremosa. Para ser tomada em copo grande com canudinho.

Leia mais sobre Ilha da Madeira no site do órgão de turismo oficial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: