Livros

Companhia das Letras publicará obra de Carolina Maria de Jesus

A Companhia das Letras anunciou nesta sexta-feira (17/07) que vai publicar a obra de Carolina Maria de Jesus(1914-1977), autora de Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada — no entanto, o livro mais famoso da escritora e mais O Diário de Bitita não estão na lista de títulos a serem lançados pela Companhia.

O projeto será supervisionado por um conselho editorial composto por Vera Eunice de Jesus, filha de Carolina, pela escritora Conceição Evaristo e pelas pesquisadoras Amanda Crispim, Fernanda Felisberto, Fernanda Miranda e Raffaella Fernandez.

O primeiro lançamento será Casa de Alvenaria, de 1961, que ganha edição completamente refeita e ampliada. Em seguida, serão publicados escritos memorialísticos, romances, poesia, música, teatro e narrativas, recuperados a partir dos cadernos originais de Carolina, espalhados por diversos acervos pelo Brasil.

Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento (MG) e viveu a maior parte da vida em São Paulo (na favela do Canindé, em Santana e em Parelheiros), sobrevivendo de trabalhos informais. Escrevendo em cadernos que encontrava no lixo, deixou extensa produção literária.

Em 1960, alcançou o sucesso com o livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, organizado pelo jornalista Audálio Dantas. No entanto, muitos de seus escritos permanecem inéditos ou fora de circulação há décadas.

“Esta iniciativa é um desejo de restituir a voz autêntica dessa grande escritora, trazendo ao público seu projeto literário por completo. É ainda um esforço de reparar a rejeição e estigmatização que Carolina por décadas sofreu dos círculos literários, fruto de um racismo estrutural que lhe negava a presença nesses espaços”, anuncia a editora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: