Comer & Beber

Como cozinhar seguindo receitas e não errar a mão

Na quarentena, muita gente viu-se obrigada ou apenas com mais tempo para cozinhar. Tem sido uma oportunidade para se aperfeiçoar, no caso de quem já se aventura no fogão, ou de aprender, para quem não tem familiaridade com a coisa. Com isso, os livros de receita saíram das prateleiras.

Mas nem sempre basta ter uma receita à mão para fazer um prato aceitável. Às vezes dá certo, às vezes não. E a gente não entende por que segue à risca aquelas receitas bacanas dos livros e revistas, mas nunca dá certo.

Depois de muitas tentativas, acabamos aprendendo umas coisinhas que podem ajudar muito para não tomarmos caminhos errados durante o preparo. Portanto, aqui vão algumas dicas para quem está aproveitando o isolamento social para despertar o lado cozinheiro:

– Comece com receitas que você considere realizáveis.
Nada de se aventurar em receitas mirabolantes, que exigem técnicas mais difíceis — como conseguir fazer uma clara em neve que grude no prato. Nem que exijam equipamentos que você não tem em casa — tipo, um bolador ou uma faca afiadíssima para cortar carne ou legumes em lâminas bem finas.

– Leia com atenção (e releia) a receita e observe se não tem nenhum furo.
Já vi receita que listava um ingrediente e ele simplesmente não aparecia no modo de preparo. Coisa de livros mal editados. Por isso os da Rita Lobo fazem tanto sucesso, são bastante precisos sobre medidas, ilustrados e bem explicados.

– Confira se tem todos os ingredientes e na quantidade necessária.
É muito chato quando você descobre no meio do preparo que a receita pede 500g de farinha de trigo e você só tem 300g, por exemplo..

– Faça o mise en place.
A expressão quer dizer “pôr em ordem” ou “colocar no lugar uma determinada coisa”. Ou seja, significa você separar a quantidade de cada ingrediente pedida pela receita e deixar tudo separadinho sobre a mesa. Isso facilita muito o andamento do preparo. Evita, por exemplo, que você ponha ponha a frigideira com azeite no fogo e só depois comece a cortar o alho (aí, quando viu, o azeite queimou. Pff!)

Mise en place 2
Isto é um mise en place (Foto: Reprodução Sunbasket.com)

 

– Não queira inventar na primeira vez que faz a receita.
Partindo do princípio de que quem elaborou a receita já experimentou a feitura e deu certo, procure seguir os passos indicados e, de preferência, não faça substituições de ingredientes.

– De início, procure se especializar num tipo de comida.
Um bom caminho para aprender a cozinhar é se especializar num tipo de comida. Por exemplo: arroz. Você pode começar fazendo arroz de linguiça, galinhada, e depois passar para arroz de pato, de polvo, de camarão… Ou focar em comida nordestina, em massas…. Assim vai conhecer cada vez mais da técnica básica e abusar das variações.

– Nas primeiras vezes, experimente fazer sem convidados.
O ideal é você mesmo testar seus pratos primeiro ou com pessoas muito íntimas, que tenham liberdade de lhe dizer se está gostoso ou não. Aliás, o isolamento social é propício para isso, já que não é aconselhável termos convidados em casa.

– Com o tempo, use a intuição.
Depois de fazer a receita um ou duas vezes, você vai perceber o que dá certo ou não. Se ficou muito seco ou muito molhado, se não cozinhou direito ou cozinhou demais. A partir daí, pode usar sua intuição e fazer pequenas alterações. Por exemplo: se usa uma farinha de trigo que absorve demais a água, ponha um pouco mais de água; se seu forno ou fogão é muito lento, deixe cozinhar ou assar por mais tempo do que o indicado, etc.

– Cozinhe ouvindo músicas que você adora.
Quanto mais prazeroso for o trabalho de fazer a comida, mais saborosa ela vai ficar. E nã tem coisa melhor do que cozinhar ouvindo música e, dependendo da ocasião, bebericando um drinque, um vinho, cerveja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: