Planeta Flix

Shira Haas: quem é a atriz que brilha em Nada Ortodoxa

Ofertas cuponsShira Haas impressiona quem assiste a Nada Ortodoxa, minissérie de quatro episódios em cartaz na Netflix. A atriz israelense de tipo mignon (tem pouco mais de 1 metro e meio e pesa 50kg) cresce diante da câmera ao encarnar Esty, a jovem esposa que foge de uma comunidade de judeus ortodoxos em Nova York em busca do próprio caminho.

A história, baseada nas memórias da atriz e escritora Deborah Feldman, é forte e muito bem conduzida pela diretora Maria Schrader, cineasta alemã experiente, responsável por filmes como Aimée e Jaguar (1999) e Stefan Zweig: Adeus, Europa (2016). Mas a atuação intensa da atriz que faz a protagonista, sem dúvida, é um trunfo.

Apesar da popularidade ter chegado com Nada Ortodoxa, Shira não é nenhuma estreante. E é possível constatar isso na própria Netflix. A atriz judia de 25 anos pode ser vista na série Shtisel,
o primeiro papel que ganhou em uma produção de TV, depois de cinco anos fazendo teatro.

Outros dois filmes em que ela aparece nos créditos, O Zoológico de Varsóvia (2017) e De Amor e Trevas (2015) também estavam até outro dia na plataforma. Este último, inclusive, foi a primeira produção internacional de que participou, dirigida por Natalie Portman, também estreando na direção.

O Zoologico de Varsóvia
A atriz em O Zoológico de Varsóvia, filme de 2017 (Foto: Divulgação)

“Entendo que as pessoas vejam a Esty como a personagem que consolidou a minha carreira, mas trabalho para isso há oito anos. Cada vez que atuo em um novo filme, penso ‘essa é minha parte e preciso dar tudo de mim'”, disse em entrevista à revista i-d a atriz, que namora o também ator e também israelense Daniel Moreshet.

Segundo ela, “se você me dissesse há quatro anos que eu, como atriz israelense, estaria estrelando uma grande produção internacional da Netflix, provavelmente não acreditaria. Talvez daqui a alguns anos eu volte a olhar para Esty e pense: ‘realmente, ela  lançou as bases da minha carreira'”.

Se não fosse a pandemia do coronavírus, Shira Haas teria passado os últimos meses viajando pelo mundo colhendo os louros do sucesso de Nada Ortodoxa. Tinha uma agenda de participações em festivais de cinema, cerimônias de premiação e estreias. Teve que cancelar tudo.

Shira Haas e o namorado
Shira Haas e o namorado Daniel Moreshet (Foto: Reprodução)

A pandemia também adiou as filmagens da terceira temporada de Shtisel, em que ela interpreta Ruchami Weiss, sobrinha da personagem principal. Isso deveria ser em maio, mas tudo indica que só acontecerá agora em julho.

Ao jornal Jewish News, ela contou que ficou comovida com o roteiro da terceira temporada de Shtisel, série que, assim como Nada Ortodoxa, fala do universo de judeus ortodoxos. “Chorei algumas vezes quando li o roteiro, e geralmente não sou uma chorona”, afirmou ao jornal..

Se desde 2014, a carreira de Shira Haas já vinha em movimento ascendente, depois do sucesso da minissérie da Neflix é que não deve parar. Antes de retomar Shtisel (que ela começou a gravar em 2013, quando tinha 18 anos), Shira arrasou no Tribeca Film Festival 2020 e levou o troféu de melhor atriz pelo filme Asia — o longa, produção israelense da diretora estreante Ruthy Pribar, deveria estrear nos cinemas americanos em junho.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: