Comer & Beber

Josimar Melo estreia série sobre os terroirs e a arte do Brasil

Ofertas cuponsO crítico gastronômico Josimar Melo mostra nova faceta a partir do próximo dia 3 de julho, a de apresentador. Nessa data, às 20h30, estreia Comida É Arte – Terroir Brasil, série documental em que Melo percorre diferentes regiões do país para conhecer a diversidade cultural e alimentar brasileira, associando comida e arte.

“A discussão sobre se comida é arte é antiga, mas não há dúvida de que ambas são produto cultural de um meio geográfico e social”, afirma Josimar Melo, que a partir de suas críticas na Folha de S. Paulo ganhou o status de uma das maiores autoridades do país no assunto gastronomia.

Pernambucanos como Josimar, Paulo Caldas (diretor de filmes como Baile Perfumado e Deserto Feliz) e Bárbara Cunha assinam a direção do projeto audiovisual, realizado pela produtora dos dois, a 99 Produções. A exibição será pelo canal Travel Box Brazil, disponível em operadoras como Claro HD, Sky e Vivo

Terroir Brasil _ Foto Divulgação
Com o chef André Saburó (esq.) em Recife, Pernambuco (Foto: Divulgação)

“Sempre me interessei pela gastronomia e costumo viajar para conhecer o mundo através dos sabores locais. Assim, buscava entender o papel da comida na construção de nossa identidade”, diz Caldas. “Nessa série, fizemos isso, no formato de um papo saboroso em encontros entre grandes nomes da arte e da gastronomia”.

A primeira temporada, dizem os realizadores, parte do questionamento “de onde venho, e o que a minha terra tem?”. Por isso, Melo escolheu começar justamente pelos dois estados aos quais está mais ligado pessoalmente: Pernambuco (onde nasceu) e São Paulo (onde fez carreira e vive até hoje).

Alternando gravações feitas nos dois estados, a primeira temporada começa questionando: Comida É Arte? Esse é o tema do primeiro episódio, em que aparecem os sociólogos Carlos Alberto Doria e Clarissa Galvão; os chefs Cézar Costa e André Saburó e os artistas Rosana Paulino, Renato Teixeira e Jorge Menna Barreto, entre outros.

Josimar Melo e a chef Bel Coelho
Com a Chef Bel Coelho em São Paulo, capital (Foto: Divulgação)

Josimar Melo passa pelo Mercado de São José, em Recife, para entender a variedade de peixes e frutos do mar da região; conversa com produtores de queijo e de mandioca no interior de Pernambuco e conhece um fotógrafo que retrata a estética gastronômica em suas imagens, e visita o ateliê do artista plástico José Patrício.

Em São Paulo, foram feitas gravações no Mercado Municipal, onde o crítico gastronômico foi conhecer de perto a produção dos famosos sanduíches de mortadela e de pernil, e no ateliê de uma artista cujo trabalho gira em torno da estética gastronômica.

Chefs como Helena Rizo, Cesar Santos, Jefferson Rueda, Rodrigo Oliveira, Joca Pontes, Bel Coelho e André Saburó, o cantor Renato Teixeira, os artistas plásticos Rosana Paulino e Bozó Bacamarte e o fotógrafo Wagner Ramos são outros nomes que aparecem ao longo dos 13 capítulos da primeira temporada.

Os episódios de Comida É Arte – Terroir Brasil, com 26 minutos de duração cada, estreiam sempre às sextas, às 20h30, com reprises aos sábados, às 14h, segundas, às 4h30, e terças-feiras, às 8h30 e 16h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: