Marisa Monte não lança um álbum desde 2011. O último foi O que Você quer Saber de Verdade. Ano passado ela retomou o projeto Tribalistas, com Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes. Agora a cantora tenta quebrar de alguma forma esse silêncio com o projeto Cinephonia, plataforma onde a artista promete compartilhar materiais que colecionou ao longo da carreira, desde gravações sonoras e audiovisuais em VHS e cassete até manuscritos, fotografias, etc.
Em vídeo de apresentação do projeto, Marisa diz que passou os últimos quatro anos dedicada a reunir esse material, com ajuda de bibliotecários, arquivistas e outros profissionais. Essa organização é que vai permitir agora que ela possa mostrar esse material ao público. E a primeira parte que chega é o álbum Memórias 2001 – Ao Vivo.
O disco lançado somente nas plataformas digitais apresenta em áudio 17 músicas tiradas da gravação ao vivo do show Memórias, Crônicas e Declarações de Amor (2000), cujo registro foi lançado somente no formato de DVD em 2001, gravado em três apresentações do espetáculo no Rio de Janeiro. A única novidade, no fim das contas, é a faixa Acontecimentos, de Hyldon, já que as demais são conhecidas em outros registros.
Pela dimensão que Marisa Monte dá ao projeto em sua apresentação, espera-se que coisas mais interessantes e realmente relevantes para o público surja dentro do Cinephonia. O site, pelo menos, é bem bacana e merece uma visita.