Música

Playlist: uma breve história musical de Brasília (Parte 1)

Apesar de já ter sido chamada de “capital do rock”, Brasília é, na verdade, uma cidade de gosto musical eclético. Isso será mostrado em três playlists que estarão disponíveis no perfil do Boníssimo.blog no Spotify, com seleções de músicas feitas ou cantadas por artistas da cidade ou que na cidade viviam quando surgiram na cena musical.

A primeira playlist — que já pode ser ouvida no Spotify — é Brasília Musical — Século 20, que vai dos anos 1970 até 2001. Passando por Oswaldo Montenegro e Liga Tripa até GOG e Natiruts, com algumas surpresas pelo meio. As outras duas entram no ar nesta sexta-feira (05/06).

A intenção é esboçar uma breve história musical da cidade, em seus 60 anos de existência. E para contar essa história, as playlists buscam obedecer ao máximo uma ordem cronológica. Então não se assuste se a viola de Roberto Corrêa aparece colado numa sequência hardcore.

Vale ressaltar também que a seleção é limitada ao que há disponível no Spotify. Por isso ausências serão sentidas. Na plataforma não há registros, por exemplo, de Mel da Terra, banda icônica na história musical da cidade, do Aborto Elétrico, primeira banda de Renato Russo, da Aknethon ou Invoquei o Vocal.

De outros só há gravações posteriores. Caso de Zélia Duncan. Não há nada de quando ela era ainda Zélia Cristina. A clássica Um Telefone É Muito Pouco, de Renato Matos, só aparece numa gravação de 2014. A Brazilian Blues Band, embora em atividade desde 1994, só tem discos de 2010.

O mesmo ocorre com Reco do Bandolim e Odette Ernst Dias, que só aparecem no Spotify em disco do século 21, mas muito antes já faziam história na cidade. Bandas hardcore como Detrito Federal e Os Cabeloduro também só têm, no Spotify, gravações feitas já neste século.

De qualquer forma, tem material suficiente para mostrarmos uma evolução da criação e  da produção musical na cidade, a cada dia mais diversa e liberta de rótulos como “capital disso ou daquilo”. Longe da imagem de centro do poder, Brasília é uma cidade musical e pronto.

Sentiu falta de alguma coisa? É só avisar pelo bonissimo.blog@gmail.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: