Livros Sem categoria

Não, Ele não Está: as trágicas consequências do ódio racista

No momento em que a indignação pelo assassinato do afro-americano George Floyd, segunda-feira passada, em Minneapolis, gera protestos por todos os Estados Unidos, torna-se ainda mais oportuna a leitura de Não, Ele Não Está, livro da jornalista brasiliense Maíra de Deus Brito.

Floyd estava sob custódia policial quando foi covardemente sufocado até a morte por Derek Chauvin, policial branco. Tudo registrado em vídeo. O ódio que moveu Chauvin não está longe de nós. Basta ver as estatísticas sobre o assassinato de jovens negros pela polícia no Brasil.

Não, Ele Não Está foi escrito como trabalho para o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília (UnB), e nele Maíra aborda o tema da infame combinação de racismo, ódio e violência policial a partir das histórias de duas mães que tiveram filhos assassinados em circunstâncias inexplicáveis pela polícia fluminense.

Ao tratar dessa realidade cruel da perspectiva dessas mulheres, Maíra constrói um relato que, sem deixar de seguir os métodos da pesquisa científica, revela-se profundamente sensível e humano. Essas mães e seus filhos deixam de ser mero número estatístico para ganhar rosto e histórias pessoais, que são, ao mesmo tempo, a história de muitas.

Saiba mais detalhes sobre Não, Ele Não Está em entrevista que a autora deu ao Correio Braziliense à época do lançamento do livro — à venda no site da Amazon ou diretamente com Maíra de Deus Brito pelo WhatsApp 61 9612-7637.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: