Música

90 anos de nascimento de Sivuca. Viva o gênio!

Sivuca (1930-2006), como ficou conhecido o paraibano Severino Dias de Oliveira, nasceu há exatos 90 anos. Embora não esteja mais fisicamente entre nós, deixou muitos motivos para ser comemorado a cada aniversário de seu nascimento, graças à genialidade que o fez voar desde Itabaiana, sua cidade natal, até os mais prestigiados palcos do mundo todo.

Multi-instrumentista, maestro, arranjador e compositor, Sivuca marcou seu lugar na música brasileira pela habilidade com que manuseava seu instrumento, a sanfona, e pela versatilidade com que passeou por diferentes gêneros — do forró ao jazz, do frevo à música clássica.

Para lembrar Sivuca neste seus 90 anos de nascimento, selecionei três links interessantes que dão uma ideia do grande artista que ele foi: o primeiro é um programa de rádio biográfico, o segundo um depoimento pessoal de quem o viu no palco e o terceiro, um encontro emocionante de Sivuca e Dominguinhos.

1 – A Rádio Batuta fez um ótimo especial sobre Sivuca, em duas partes, Sivuca, de Bach ao Baião. O jornalista e músico Lucas Nobile conta a história do sanfoneiro e dá uma boa amostra da versatilidade do seu repertório.

2 – Em sua coluna no Jornal da Paraíba, o jornalista paraibano Sílvio Osias deu um bonito depoimento sobre a primeira vez em que viu Sivuca ao vivo, no palco do Teatro Santa Roza, em João Pessoa.

3 – Na série de TV O Milagre de Santa Luzia, o sanfoneiro Dominguinhos viaja pelo Brasil em busca dos grandes acordeonistas. Um dos episódios é dedicado a Sivuca. Emocionante assistir ao bate-papo e aos duetos dos dois. O programa também tem cenas de Sivuca no palco.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: