Livros Planeta Flix

7 livros que deram origem a séries de sucesso na Netflix

A adaptação de um livro para filme ou é série pode não garantir a excelência literária do autor, mas pelo menos indica uma coisa: ele tem boa imaginação, afinal, se foi capaz de atrair o interesse de produtores e diretores é porque pelo menos apresentou uma história suficientemente atraente.

Planeta_anuncio - Copia

Mas cada veículo — impresso e audiovisual — tem seu jeito de contar Ver a série ou filme e ler o livro — ou os livros, no caso de séries literárias — são experiências bem diferentes. Por isso, vale ficar de olho nestes livros que se tornaram séries disponíveis na Netflix. Algumas delas de muito sucesso:

Virgin RiverVirgin River — Um Lugar para Sonhar, de Robyn Carr
A americana Robyn Carr já era mãe de filhos crescidos quando começou a escrever ficção. Desde então, lança um best seller atrás do outro. Um deles é este sobre enfermeira que responde a um anúncio para trabalhar numa remota cidade da Califórnia, a Virgin River do título. Lá, tem que fazer grandes esforços para se adaptar ao lugar. Sue Tenney transformou o livro em série, com uma temporada no ar e uma segunda anunciada.

Anne com E

Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery
Publicada no início do século 20, a série de livros da canadense Lucy Maud Montgomery ganha adaptações para cinema e TV desde 1934. Nenhuma, porém, tão requintada quanto a da Netflix, Anne With an E (foto no alto). Difícil não se apaixonar pela simpática ruivinha Anne Shirley, orfã de 11 anos que, por engano, é adotada por dois irmãos de meia idade, Matthew e Marilla Cuthbert, moradores de uma zona rural. Já são três temporadas.

A pecadora The SinnerA Pecadora, de Petra Hammesfahr
Em um dia ensolarado, uma jovem e amável mãe mata um homem em um lago, diante da própria família e de outras testemunhas. O que a levou ao ato extremo é o grande mistério do livro da alemã Petra Hammesfahr, lançado pela primeira vez em 1999. O livro foi transformado em minissérie, com Bill Pullman e Jessica Biel, mas fez tanto sucesso que ganhou mais duas temporadas, com novas histórias. Somente duas delas estão disponíveis na Netflix.

The Last KingdomO Último Reino, de Bernard Cornwell
Um especialista em romances históricos ambientados durante conflitos ocorridos na Inglaterra, Bernard Cornwell oferece a matéria-prima para a série épica The Last Kingdom, que já tem quatro temporadas. Mas este é só um volume das Crônicas Saxônicas do autor, que já tem 11 volumes. The Last Kingdom conta a história da invasão dinamarquesa à Ilha Britânica (hoje formada por Inglaterra, Escócia e País de Gales). Um dos destaques do elenco é a participação do ator Rutger Hauer, morto ano passado.

Não fale com estranhosNão Fale com Estranhos, de Harlan Coben
O livro do autor americano Harlan Coben é a fonte da série também conhecida pelo título original The Stranger, com uma temporada disponível. Coben é conhecido pelas histórias de suspense, que o leitor dificilmente larga antes do fim. Com algumas liberdades, Não Fale com Estranhos, a série, conta a história de uma família cuja família vira pelo avesso depois que o marido encontra um estranho, que lhe revela um segredo do passado.

downloadThe Witcher, de Andrzej Sapkowski
The Witcher é uma série de cinco livros do polonês Andrzej Sapkowski e, inclusive, já tinha sido adaptada para a TV lá no país do autor, em 2002. Na versão feita para a Netflix, Henry Cavill assume o papel principal da trama, Geralt de Rivia, um bruxo mutante que desde criança foi treinado para caçar e matar monstros por dinheiro.  A história é cheia de referências à mitologia eslava. Tem uma temporada disponível e a segunda já está confirmada.

Carta ao Rei LivroCarta ao Rei, de Tonke Dragt
Lançado pela primeira vez em 1962, o segundo livro da holandesa Tonke Dragt se tornou clássico. Na Holanda, foi adaptado como musical para o teatro em 2007 e como filme em 2008. É uma fantasia juvenil sobre o jovem aspirante a cavaleiro Tiuri. Ele corre o risco de não ganhar o título depois que um estranho lhe dá a incumbência de levar ao rei, do outro lado das montanhas, uma carta que determinará o destino de todo o reino. William Davies (roteirista de Johnny English) é o criador da série que tem uma temporada na Netflix.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: