A Companhia das Letras deve lançar no Brasil ainda este ano o livro Contágio, do norte-americano David Quammen, mas decidiu antecipar alguns capítulos — “fundamentais para compreender o momento que vivemos”, segundo a divulgação da editora — publicando-os independentemente, em formato digital.
Lançado nos Estados Unidos em 2012, Contágio (Spillover: Animal Infections and the Next Human Pandemic ou Transbordamento: infecções animais e a próxima pandemia humana), trata das infecções de origem animal prevê uma pandemia humana muito parecida com a do vírus que causa a Covid-19. É uma obra de referência.
Os livrinhos em formato e-book que a Companhia das Letras está lançando (R$ 9,90 cada um na Amazon) trazem “textos de fôlego, que dão uma dimensão inédita sobre as principais pandemias da história e os desafios que precisaremos enfrentar”, anuncia a editora, que liberou trechos em sua newsletter. Os títulos lançados são:
Jantar na fazenda de ratos: A origem da SARS e o perigo dos coronavírus
Uma análise sobre a SARS e as ameaças que os coronavírus representam para os humanos.
Tudo depende: O comportamento humano e as pandemias
Neste texto, o autor demonstra como a ação humana é indissociável da história das pandemias — das causas ao controle.
Viralizando: Como os vírus mudaram a história e quais são os desafios para combatê-los
O texto elucida os agentes infecciosos que intrigam os cientistas e são responsáveis pelas grandes pandemias da história: os vírus.
O cavaleiro da morte: Uma investigação sobre as infecções de origem animal
Neste capítulo, Dammen investiga como as doenças de origem animal passam a afetar humanos (tal como o novo coronavírus) e o que podemos aprender com as principais pandemias da história.