Afoxé Ogum Pá faz vaquinha para ir a Cuba

O Afoxé Ogum Pá, de Brasília, foi convidado para se apresentar dentro da programação do 39° Festival Internacional del Caribe, marcado para os dias 3 a 9 de julho, em Santiago de Cuba — cidade ao extremo sul da ilha, a 870 km de Havana.

Para chegar lá, porém, o grupo precisa de R$ 50 mil, a serem gastos com passagens, passaportes, hospedagem e alimentação dos cerca de 30 integrantes. Por isso, abriu na plataforma Vakinha.com.br uma conta onde os interessados em ajudá-los podem dar sua contribuição até 13 de maio.

O Afoxé Ogum Pá foi idealizado em 2017 pela ialorixá Mãe Dora ty Oyá e formado dentro do Ilê Axé T’Oju Labá, casa de candomblé de nação Ketu, que fica em Santa Maria (DF). O grupo é afilhado do tradicional Afoxé Alafin Oyó, de Olinda (PE).

Nesses dois anos, o Ogum Pá tem colocado o candomblé e a cultura de matriz africana nas ruas de Brasília, por meio do canto, da percussão e do balé. No domingo (10/3), se apresenta na Torre de TV, a partir das 16h, no Ressaca de Carnaval.

O grupo foi convidado pela Casa do Caribe de Santiago de Cuba, organizadora do festival, que há quatro décadas funciona como um evento artístico e acadêmico, com atividades teóricas e apresentações musicais, teatrais, artesanato e artes plásticas.

Anúncios