Uruguai pode ser ainda melhor em fevereiro

Uruguai é opção de destino turístico interessante (e mais em conta) em qualquer época do ano, mas em fevereiro o país vizinho tem motivos extras para ser visitado. Em clima de verão, ocorre o carnaval de lá — festejado em data diferente do nosso.

O carnaval dos uruguaios, aliás, é considerado o mais longo do mundo, por seus aproximados 50 dias de celebração.O ponto alto são os Desfiles de Llamada, equivalente aos desfiles das escolas de samba e blocos daqui.

Além disso, durante fevereiro, cidades de todas as regiões do Uruguai aproveitam o período quente para promover shows, festivais e eventos gastronômicos. Confira sete festas programadas para o mês em Montevidéu e outras cidades uruguaias.

Desfile de Llamada/ Foto Serrana Díaz/ Divulgação Mintur

Desfile de Llamada
Desde 1956, anualmente, por dois dias, a principal avenida de Montevidéu, a 18 de Julho, recebe uma multidão para assistir às apresentações da “maior bateria do planeta”, formada por 2.500 pessoas que tocam em uníssono os tambores do candombe, ritmo típico do país.
Dias 7 e 8, a partir das 20h30. Entrada franca (inclusive para as arquibancadas). Mais informações.

Desfile de Llamada del Interior
O Desfile de Llamada é reproduzido em várias cidades do interior. O mais famoso é o de Durazno, a 190 km de Montevidéu, que reúne mais de 30 grupos de candombe de todos os estados do país.
Dia 16 de fevereiro, a partir das 20h30. Entrada franca. Conheça mais sobre Durazno

Passado e futuro se encontram no Panamá
Uma viagem cultural pela Avenida Paulista

Festa Nacional da Uva (Fiesta de la Vendimia)
De perfil bem familiar, a festa ocorre nas cidades de Colônia e Carmelo (a 77 km uma da outra), com exposições, espetáculos de artistas nacionais e internacionais, passeio de compras e comida, parque de diversões e diversas brincadeiras para as crianças.
De 8 a 10 de fevereiro, nas cidades de Colônia do Sacramento e Carmelo. Entrada franca.

Uva & Vino Point
Também em Carmelo, conhecida como “a Toscana latino-americana”, o evento reúne uma amostra do vinho e da gastronomia das cinco regiões do país definidas pelo Ministério do Turismo: Centro Sul, Norte, Leste e Metropolitana. Tem food trucks, jogos infantis, degustação de vinhos, feira com produtos locais e shows artísticos.
Dia 15 de fevereiro, a partir das 20h, em Carmelo. Entrada franca.

uva e vino point

6º Castillos en la Arena
Na cidade de Rocha, a 203 km de Montevidéu, a festa é uma confraternização entre os artistas de escultura de areia de toda América Latina. Os participantes constroem diante do público as esculturas ricas em detalhes e criatividade.
Dias 1 e 2 de fevereiro, na Playa Bahía Grande, em La Paloma. Entrada franca.

Festa de Iemanjá
Da mesma forma que no Brasil, Iemanjá é festejada pelos uruguaios no dia 2 de fevereiro. Em Montevidéu, a celebração ocorre na Playa Ramirez, no Parque Rodó. Os participantes lançam oferendas no Rio da Prata em barquinhos de madeira.
Dia 2 de fevereiro, a partir das 19h, na Playa Ramirez, Parque Rodó. Montevidéu. Entrada franca. Mais informações.

Festival Grito de Asencio
O estado de Soriano celebra todo mês de fevereiro sua participação na luta pela independência do Uruguai, promovendo uma marcha a cavalo que percorre as principais cidades onde se desenvolveu o chamado Grito de Asencio. O evento tradicionalista é cercado por muita festa.
Dia 23 de fevereiro, na cidade Villa Soriano. Entrada franca.

Mais informaçõe no site oficial do Ministério de Turismo do Uruguai.

 

Anúncios