Peça une grupos de Brasil, Portugal e Moçambique

A companhia brasiliense Teatro do Instante se une aos grupos Fundação Fernando Leite Couto (Moçambique) e Teatro O Bando (Portugal) para levar ao palco o espetáculo Netos de Gungunhana: um Desvio, que estreia em Brasília entre os dias 25 e 27 de janeiro.

EvinoA trilogia As Areias do Imperador, do escritor moçambicano Mia Couto, é o ponto de partida para a encenação, que trata dos processos colonialistas, em que por meio de força uma civilização se impõe à outra.

Dessa forma, Gungunhana: um Desvio aborda a guerra contra o imperador Ngungunhane durante o processo de colonização de Moçambique, por parte de Portugal. Discussão na qual pode-se observar importantes ecos do processo de colonização brasileira.

O que se verá no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) é uma segunda versão da peça realizada pelas três companhias a partir de um intercâmbio. A primeira, encenada em Portugal entre setembro e novembro, teve direção de João Brites, d’O Bando.

OBANDO_NETOS DE GUNGUNHANA0226

Agora, os brasileiros Alice Stefânia e Diego Borges assumem a direção, com colaboração artística de Giselle Rodrigues. Em fevereiro, o espetáculo terá sessões em Maputo, capital de Moçambique, sob direção de integrantes da Fundação Fernando Leite Couto.

Em cada um dos países, o grupo anfitrião propõe suas próprias dinâmicas de composição e eixos estéticos para a nova versão, de acordo com o patrimônio poético, técnico, cultural e histórico de cada nação.

Dois restaurantes para conhecer no Noroeste
Zuleika de Souza retrata W3 em nova exposição


Netos de Gungunhana: um Desvio
começou a ser esboçado entre junho de 2018, com a criação de uma rede de colaboração em pesquisa e criação entre os três países de língua portuguesa.

A primeira fase do projeto ocorreu à distância, com a leitura da trilogia. A segunda foi um intercâmbio presencial, composto por três residências artísticas — uma em cada país envolvido. Nesses encontros, foi sedimentado o espetáculo.

___________________

Netos de Gungunhana: um Desvio
De 25/1 a 27/1, sexta e sábado às 20h e domingo às 19h, na Sala Multiuso do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Anúncios