Zuleika de Souza retrata W3 em nova exposição

W3 Divergentes Brasilias é o nome da exposição que a fotógrafa Zuleika de Souza inaugura no Centro Cultural Renato Russo (508 Norte) nesta quinta-feira (20/12). Nela, reúne imagens da emblemática avenida da capital federal.

As fotos que compõem W3 Divergentes Brasilias foram feitas em diferentes épocas. “A W3 sempre me encantou. Gosto muito de fotografar a arquitetura do jeito que ela fica sob influência das pessoas, da interferência humana”, conta a fotógrafa.

Saraiva“As superquadras são tombadas, têm gabaritos. A W3 muda constantemente, tem muito desgaste, as pessoas modificam as casas… ” E como Zuleika mora próximo à área e transita sempre por lá, sempre enxergou motivos para sacar a câmera ou o celular.

Quando o Instituto Bem Cultural, responsável pelo Espaço Cultural Renato Russo, pediu à fotógrafa uma exposição para o local, ela teve muitas ideias, mas acabou cedendo à sugestão de pessoas como a curadora Graça Ramos e o Professor Coutinho.

A volta ao mundo por 20 restaurantes de Brasília

Eles achavam que ela tinha que fazer algo a respeito da W3. Aí surgiu W3 Divergentes Brasilias, um conjunto de fotos em grande dimensão, que na galeria estarão organizadas de modo a dar ao visitante a impressão de caminhar pela avenida.

Divvino“Ao plotar as imagens em adesivos aplicados diretamente na parede e criar amplos mosaicos que exibem grande número de cenas, texturas, e também alguns personagens, Zuleika traz a W3 para o interior da Galeria Parangolé”, escreve Graça Ramos.

Grada destaca o efeito caleidoscópico. “No lugar de girar um instrumento ótico, visitantes se movimentarão e poderão ser surpreendidos com profusão de cores e formas”, diz a historiadora da arte em texto sobre a exposição.

Outro texto de apresentação da mostra é da jornalista Conceição Freitas e explica o nome dado à coleção: “A W3 é subversivamente bela. Nela, se desdobram divergentes Brasílias, pois o que é uma cidade senão a soma de nossas divergências em uma totalidade possível?”

________________________________________

W3 Divergentes Brasilias
Abertura dia 20/12, às 18h30, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). Em cartaz até 26 de janeiro. Entrada franca.

Anúncios