O forró vai tomar conta do Museu Nacional

SaraivaO Festival Rojão de Brasília vai transformar a área externa do Museu Nacional da República em arraial em pleno dezembro. Sim, o São João só acontece em junho, mas em 13 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Forró.

A data foi escolhida por ser o dia de aniversário do rei do baião, Luiz Gonzaga. E falou em Gonzaga, falou em forró. E falou em forró, falou em alegria. E a alegria começa já na véspera (12/12) com intervenções na Rodoviária do Plano Piloto para divulgar o evento.

Evento que vai durar dois dias, 13 e 14 de dezembro, com programação que inclui aula de forró, muitos shows, lançamento de livro e painéis sobre temas relacionados ao gênero musical nordestino.

A produtora Sara Loiola, que idealizou o festival e assina a curadoria, junto com o sanfoneiro Junior Ferreira, conta que em 2011 sentiu-se muito incomodada pelo silêncio que havia, em Brasília, em torno do 13 de dezembro.

“Estava descobrindo a Capital Federal e no dia dedicado ao Forró, ritmo que é trilha sonora da construção dessa cidade, não se falava nada sobre forró no Plano Piloto”, lembra. “No ano seguinte, centenário de Luiz Gonzaga, fizemos nossa primeira movimentação”.

A partir daí, com ajuda e interesse de uns e outros admiradores do forró, o 13 de dezembro começou a ser celebrado na capital. E este ano a festa tem nomes de peso, como Anastácia, Targino Gondim e Janayna Pereira (ex-Bicho de Pé).

Veja a programação completa:

Quinta (13/12)

Auditório 2 do Museu
14h30 – Lançamento do Livro Infantil A Menina da Sanfona Azul, com a sanfoneira Nina Frainer (ES)
15h40 – Painel: O Protagonismo Feminino no Forró Pé-de-Serra, com Janayna Pereira e Banda Chinelo de Couro. Mediação: Gabriela Tunes

Área Externa
18h – Aula de forró
19h – Encontro de Sanfoneiros (DF/BA/PI)
19h40 – Quadrilha Junina Se Bobiá a Gente Pimba (DF)
20h10 – Chinelo de Couro (DF)
21h – Banda Cabaçal Irmãos Aniceto (CE) e Mestre Zé do Pife (PE/DF)
22h – Enok Virgulino (PE/SP) convida Janayna Pereira (SP)
23h – Targino Gondim e Quinteto Sanfônico do Brasil (BA)
Para encerrar: DJs Tamara Maravilha e Rojão Stereo

Sexta (14/12)

Auditório 2 do Museu
14h30 – Painel: Os Desafios da Gestão Pública no Fomento à Cultura Popular, com Rodrigo Wanderley (BA) e representante da Secult-DF. Mediação: Raquel Martins
15h40 – Painel: Clássicos do Forró: A História da Canção, com Anastácia e Clodo Ferreira. Mediação: Ruy Godinho

Área Externa
18h30 – Aula de forró
19h30 – Forró do B (DF)
20h30 – Tambor de Crioula de Seu Teodoro (DF)
21h – Trio Balançado (DF)
22h – Junior Ferreira (BA/DF) — Lançamento do CD Casa de Ferreira
23h – Sabrina Vaz (DF) convida Anastácia (PE) e George Lacerda (DF)
0h – Os Três do Nordeste (PB)
Para encerrar: DJs Pati Egito e Chico Gorman

Anúncios