8 cafés em Brasília que também servem arte

Por Paulo Lannes
Colaborador do Boníssimo

Poucas coisas funcionam tão bem juntas quanto arte e gastronomia. No Plano Piloto, há uma série de estabelecimentos que servem deliciosos cafés em meio a uma intensa programação cultural.

Tanto na Asa Norte quanto na Asa Sul, é possível encontrar lugarzinhos simpáticos onde as xícaras compartilham espaço com música, eventos literários e objetos de design e quadros à venda. Boníssimo lista oito deles:

Amazon_Gastro

Clandestino Café e Música (foto no alto da página)
Com decoração sóbria e cheia de objetos retrôs, o ambiente serve grãos especializados (indicados por baristas), sobremesas frescas (recomenda-se o bolinho de iogurte com calda de frutas vermelhas) e lanches bem elaborados. Costuma promover shows de jazz ao vivo e receber DJs (tocando de música jamaicana e jazz a MPB). Também é frequente por lá a feirinha de vinis da Marcondes & Co. Siga a programação na página deles no Face e no InstagramCLN 413, Bloco D, 61 3340-4919.

Objeto Encontrado 1
Objeto Encontrado: café, cultura e posicionamento político (Foto: Reprodução Facebook)

Objeto Encontrado
Desde que foi criado, o pequeno café da 102 Norte se tornou ponto cultural do Plano Piloto. Além de vender cafés diferentes, produzidos tanto no interior de São Paulo como na Tanzânia, África Oriental, o espaço recebe feira de literatura erótica, lançamentos de livros, sessões de curtas-metragens, baladas hipsters, encontros gastronômicos e sensoriais – além de vender meias coloridas (muitas com os dizeres “Fora Temer!”). Pra saber o que rola é só seguir a página do Objeto no Face e no Instagram102 Norte, Bloco B, 61 3081-8383.

Casa Quilha/ Reprodução Facebook
Esdras Nogueira (E) toca seu sax no Casa Quilha (Foto: Reprodução Facebook)

Casa Quilha
Inaugurado em março deste ano, o pequeno bistrô da 716 Norte (Rua das Oficinas, Bloco F) traz cafés expressos de primeira linha, além de servir sanduíches elaborados pela casa e drinques especiais. O local abriga, no subsolo, uma mercearia, que produz os móveis da Uso Ateliê. Assim, todo o mobiliário do café está à venda, com objetos que remetem ao design dos anos 1970. Além disso, em volta das mesas, há diversos produtos brasilienses também à venda (desenhos, fotografias, luminárias e bebidas alcoólicas). Saiba mais no Face e no Instagram. 716, Bloco F, loja 47, casaquilha@gmail.com.

Ernesto Cafés
Dia de feirinha no quintal do Ernesto Cafés Especiais (Foto: Reprodução Facebook)

Ernesto Cafés Especiais
O Ernesto serve cafés e comidinhas deliciosas e tem espaço no mezanino dedicado aos livros, tanto de literatura brasiliense como clássicos da literatura mundial. Além disso, costuma receber feirinhas de produtos orgânicos e de arte/design, a Feira de Literatura Independente de Brasília, que traz autores da capital autopublicados e pequenas editoras, e shows de jazz nas tardes de sábado. Para não perder, siga-os no Face.e no Instagram. 115 Sul, Bloco C, 61 3345-4182.

Evino

Sebinho Livraria Café & Bistrô
Este espaço cultural é um deleite para os amantes da literatura. A começar pelo cardápio: todos os pratos e bebidas (que incluem cafés de vários tipos) levam o nome de escritores da literatura mundial. As mesas do bistrô dividem espaço com livros usados à venda, blusas e gravuras da marca Tertúlia. No subsolo, mais estantes carregadas de livros de todos os segmentos e um salão de eventos que abriga, muitas vezes, aulas de literatura brasileira e mundial. Eles têm site. 406 Norte, Bloco C, 61 3447-4444. 

rapport
O jazz toma conta do Rappport todas as sextas-feiras (Foto: Reprodução Facebook)

Rapport Cafés Especiais e Bistrô
A proximidade do Setor Bancário Sul faz com que o bistrô da 201 Sul seja bem concorrido no horário de almoço. Mas no fim da tarde o corre-corre do meio de expediente dá lugar à descontração, principalmente nos dias em que tem apresentações de jazz — normalmente às sextas-feiras. O cardápio da casa é especializado em cafés e comidinhas bem elaboradas. Confira a programação no Face ou no Instagram201 Sul, Bloco B, 61 3322-0259.

cotidiano
Cotidiano combina em pequeno espaço livros e cafés (Foto: Reprodução Facebook).

Cotidiano Livraria & Expresso
O tamanho não faz jus ao charme oferecido pelo estabelecimento. Ao entrar no espaço, o visitante dá de cara com um corredor ocupado por estantes amarelas, ocupadas por uma boa seleção de obras literárias e especializadas (filosofia, crítica de arte, esoterismo, etc). No fundo, há uma pequena cafeteria que é um convite para esquecermos a rotina e ler um livro, experimentando ao mesmo tempo as bebidas e os lanches da casa. Facebook do Cotidiano. 201 Sul, Bloco C, 61 3224-3439.

Oakley BR
Visconde Livraria & Café
A livraria da 405 Sul mantém, nos fundos, um charmoso café, que possui uma programação cultural intensa. Além de sediar lançamento de livros de escritores daqui e de fora, o espaço conta com eventos musicais e sessões de contação de história para crianças. Atualmente, a Visconde está fechada para reforma (só funciona na filial do Alameda Shopping), mas deve reabrir até o fim de agosto.: 405 Sul, Bloco 61 3542-3119.

Anúncios