Cena Contemporânea anuncia programação

O Cena Contemporânea Festival Internacional de Teatro de Brasília já anunciou a programação para a edição deste ano, que começa em 21 de agosto e segue até 2 de setembro, em vários espaços do Distrito Federal.

Sete espetáculos internacionais (de França, México, Chile, Argentina, Espanha), 14 nacionais e nove produzidos no DF serão apresentados nos 13 dias. Roda de negócios, oficinas, residências artísticas e encontros com artistas completam a programação.

shoptime.com.br

Entre os destaques está a montagem francesa A Bergman Affair, dirigida por Serge Nicolaï, livre adaptação do romance Confissões Privadas, de Ingmar Bergman — adaptado para o cinema por Liv Ullmann em 1996.

Mas caberá à atriz e cantora carioca Soraya Ravenle inaugurar o evento, na noite do dia 21/8, no Centro Cultural Banco do Brasil. Ela apresenta Instabilidade Perpétua (foto no alto), seu primeiro solo no teatro.

Misturando teatro, música e dança, Soraya encena situações baseadas em livro do filósofo e poeta paulistano Juliano Garcia Pessanha, em quadros assinados por quatro diferentes diretoras — uma delas é Júlia Bernat, filha da artista.

Baseado no conceito #preconceitozero e #dequeladovocêestá, a curadoria de Alaôr Rosa privilegiou espetáculos que trazem ao palco reflexões sobre democracia, igualdade de direitos, tolerância, violência, pedofilia, depressão e preconceito.

“Queremos reafirmar nosso compromisso com a proteção dos direitos e das liberdades individuais e das minorias, apresentando criações que usam a linguagem da cena como veículo de expressão de inquietações e desejos”, ele diz.

Confira outros destaques do festival, que ocupará o Teatro do CCBB, Museu Nacional, Teatro dos Bancários, Sala Adolfo Celi e a rede de teatros do Sesc (no Plano Piloto, Ceilândia, Taguatinga e Gama).

Tijuana _ Cena Contemporanea
Gabino Rodríguez em Tijuana (Foto: Divulgação)

INTERNACIONAIS

Tijuana (México)
Gabino Rodríguez dirige e atua no espetáculo da Lagartijas Tirada al Sol, comunidade de artistas em atividade desde 2003 e que veio ao Cena em 2012, com El Rumor del Incêndio. Tijuana conta a experiência de Rodriguez ao passar seis meses trabalhando em uma fábrica em Tijuana, sob condições específicas, separado de seu mundo habitual e incomunicável.

Alícia Después de Alícia (Espanha)
O pessoal do Kabia Teatro também já veio ao Cena, em 2010, com Decir Lluvia y que Llueva. Agora o grupo vem com uma livre adaptação de Alice no País das Maravilhas, em que funde atores e animação de imagens. A protagonista é uma violinista de 40 anos, Alice, em um momento crítico, às voltas com álcool e pílulas para dormir.

Shakespeare Inédito (Argentina)
A companhia Liga Profesional de Improvisación junta num mesmo espetáculo personagens icônicos de Shakespeare. A plateia decide que personagem e que trecho do texto deve dar início ao espetáculo, que vai sendo construído pelo elenco e pelo público. O objetivo é aprofundar os universos propostos pelas obras de Shakespeare, gerando
uma nova experiência construída com dramaturgia ao vivo.

Dinamarca Foto Bruna Valença/Divulgação
Dinamarca, da pernambucana Cia. Maliguth (Foto: Bruna Valença/Divulgação)

NACIONAIS

Dinamarca (Pernambuco)
A Cia. Magiluth faz uma livre adaptação de Hamlet, de Shakespeare, unado a trama original apenas com um alicerce para tratar da realidade contemporânea. Dinamarca integra uma trilogia iniciada pela companhia pernambucana em 2015, com Os Anos em que Sonhamos Perigosamente, de 2015.

Lili Marlene — Um Musical (São Paulo)
Nova criação de Fause Haten, estilista e ator. Com música e arranjos de André Cortada, ele constrói um antimusical, misturando performance e novas tecnologias para contar a história do Lili, neto de Marlene, atriz hollywoodiana dos anos 1930, que faz faz sucesso apresentando-se em Paris dublando a avó.

Tom na Fazenda (Rio de Janeiro)
Rodrigo Portela dirige a montagem, sobre texto do canadense Michel Marc Bouchard que trata de homofobia e o conservadorismo. Após a morte do companheiro, o publicitário Tom vai à fazenda da família do falecido para o funeral e descobre que a sogra nunca tinha ouvido falar dele nem sabia que o filho era gay. O ator Armando Babaioff traduziu o texto e protagoniza a peça.

Ovo _ Foto: Marika Sawaguti/Divulgação
Ovo, do Agon Teatro, de Londrina (PR) (Foto: Marika Sawaguti/Divulgação)

Ovo (Paraná)
A montagem do Agon Teatro, de Londrina, tem dramaturgia e direção de Renato Forin Jr., que divide a cena com Danieli Pereira. Édipo e Electra são irmãos que passaram a juventude no campo e que se reencontram na cidade em um momento decisivo. Ovo conta com orientação cênica de Marcio Abreu (da Cia Brasileira de Teatro).

Eu é Outro: Ensaio Sobre Fronteiras (Bahia)
A Cia. Coato venceu o CEU (Cena Universitária Nacional de Brasília
2017) com este espetáculo, em que reflete sobre a percepção e reformulação do corpo como coletivo/organismo/integrado, dentro de um todo. É fruto de mais um processo de criação coletiva do grupo, que se interessa por abordagens sociais, históricas e políticas.

Copo de Leite _ Foto Diego Bressani
Gabriela Correa e Lucélia Freire em Copo de Leite (Foto: Diego Bressani/Divulgação)

DISTRITO FEDERAL

Copo de Leite
Gabriela Correa e Lucélia Freire compartilham o palco nesta montagem da Cia. (Ex) Ordinária de Teatro sobre percepções e vivências que atravessam o universo feminino. envolvendo culpa, prazer, tempo e perdão.

Sonho de uma Noite de Verão
A companhia Celeiro das Antas, deJosé Regino, um dos principais nomes do teatro brasiliense, adapta o clássico de Shakespeare para a linguagem do teatro físico. Em cena, quatro histórias se cruzam, revelando diferentes faces do amor.

Encerramento do Amor
O fotógrafo e ator Diego Bresani dirige Ada Luana, João Campos e Taís Felippe em montagem do texto Clôture de l”Amour, do francês Pascal Rambert. Dentro de uma grande sala, uma mulher e um homem conversam, evocando sua separação, o antes e o agora.

Veja a programação completa, com teatros, dias e horários de cada um no site oficial do Cena Contemporânea. Ainda não foi anunciada a data de início de venda de ingressos.

Anúncios