Festa da Polenta pela primeira vez em Brasilia

A polenta, prato tradicional italiano, é pela primeira vez tema de evento gastronômico em Brasília. A 1ª Festa da Polenta ocorre no próximo dia 28 de julho. Vai ser no CTG (Centro de Tradições Gaúchas Jayme Caetano Braun).

Os associados da FIC (Federazione Italiana Cuochi) de Brasília, organizadora da festa, vão preparar a polenta em uma panela gigante e fazer o que chamam de “tombo da polenta” — quando quilos do preparo são entornados para consumo do público.

A polenta será servida com três molhos diferentes: ragu de linguiça apimentada, ragu de carne ou ragu de vegetais. O ingresso dá direito a repetir o prato quantas vezes quiser. Bebidas cobradas à parte.

A organização da 1ª Festa da Polenta encomendou, especialmente para a ocasião, uma versão ampliada da panela usada pelas nonnas italianas para o “tombo da polenta” — uma tradição que se mantém na cozinhas de lá.

1ª Festa da Polenta também contará com feirinha de produtos artesanais (molhos, limoncello, geleias, massas, doces, queijos e embutidos) e música ao vivo.

A FIC, que tem sede em Milão, está em Brasília desde 2016 e tem a função de difundir a autêntica cozinha italiana. Aqui, a entidade reúne 13 chefs, entre eles Rosário Tessier, Kézia Pimentel, Renata Mandelli, Giuseppe Modafferi, Diego Koppe e Ville Della Penna.

____________________________________

1ª Festa da Polenta
Dia 28/7, a partir das 16h, no Centro de Tradições Gaúchas Jayme Caetano Braun (Setor de Clubes Esportivos Sul). Jantar das 20h ás 23h. Ingressos a R$ 50 (ou R$ 38, com doação de 1kg de alimento não perecível). À venda no CTG, no Don Vito Bistrô (209 Sul), Il Basilico (Quituart), Il Pan Drino (412 Norte), Loja Colaborativa Feira Botânica (Pátio Brasil) e na Trattoria da Rosario (SHIS QI 17).

Anúncios