Clima de Copa do Mundo chega ao palco do CCBB

O musical Samba Futebol Clube traz de volta ao teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, nos próximos dias 23 e 24 de junho, o ator carioca Gustavo Gasparini, que esteve em cartaz naquele espaço até o último dia 10, no espetáculo Insetos, da Cia. dos Atores.

Gasparini é autor do texto, dirige e integra o elenco de Samba Futebol Clube, que utiliza linguagem multimídia, reunindo música, teatro, dança e vídeo, para contar a história do futebol brasileiro, por meio da música e de textos de diferentes autores.

Num enredo ao mesmo tempo dramático e histórico, oito atores interpretam personagens, cantam e tocam instrumentos, para mostrar como o esporte se tornou paixão nacional e sua ligação com a MPB, a partir do samba.

No texto, Gasparini recorre a citações sobre o tema, tiradas de escritos de José Lins do Rego, Paulo Mendes Campos, Armando Nogueira, Nelson Rodrigues, Carlos Drummond de Andrade e Ferreira Gullar.

A esses textos se juntam 42 canções, que vão desde composições de Pixinguinha (Um a Zero) a Milton Nascimento e Fernando Brant (Aqui é o País do Futebol), passando por Fio Maravilha (Jorge Benjor) e Pra Frente Brasil (Miguel Gustavo).

As músicas ora são cantadas, ora são ditas como texto, criando assim um diálogo entre as letras e os textos destes mestres. A encenação também assimila, na coreografia, de Renato Vieira, os gestos próprios de jogadores e torcedores.

Samba Futebol Clube

Samba Futebol Clube estreou em 2014, no CCBB do Rio de Janeiro, justamente por ocasião da Copa do Mundo do Brasil. Depois disso, fez mais duas temporadas em outros teatros cariocas e em Curitiba.

Nesse período, recebeu oito prêmios: o Shell de direção musical (Nando Duarte) e categoria especial (elenco), o Cesgranrio de direção e direção de movimento, o APTR de espetáculo e autor, e o Botequim Cultural para autor e direção.

________________________________________

Samba Futebol Clube
Dias 23/6 e 24/6, às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor e Clubes Esportivos Sul). Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). À venda no site Eventim.

Anúncios