CCBB exibe mostra de filmes de Hong Kong

Cidade em Chamas: O Cinema de Hong Kong dará ao brasiliense a oportunidade de conhecer uma significa amostra do cinema produzido nesta região chinesa. Entra em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília no dia 12 de junho e fica até 8 de julho.

A programação inclui 23 filmes, indo dos anos 1960 aos 1990 e passando por gêneros como artes marciais, comédias, musicais, filmes policiais, de horror e de fantasia, dando uma ideia da singularidade do cinema de Hong Kong.

“É um cinema que fascinou os ocidentais justamente pela sua pluralidade e liberdade, sua recusa as regras e o bom tom”, diz o curador Filipe Furtado. Lembrando que, enquanto foi colônica britânica, até 1997, foi alçada como principal centro de produção de cinema asiático.

“Produzindo filmes de ação, musicais, melodramas e comédias, sem grandes preocupações com bom gosto e preferência pelo excesso, a indústria de Hong Kong criou aos poucos um forte star system”, acrescenta Furtado.

De lá saíram nomes que se tornaram populares no ocidente, a exemplo de Bruce Lee, Jackie Chan, Chow Yun-Fat, John Woo, Tsui Hark e Wong Kar-wai, quase todos representados na seleção do curador.

Durante quatro semanas, além das sessões de cinema, haverá um curso ministrado por Filipe Furtado e um debate, também com participação dele. A compra de cinco ingressos dará direito ao catálogo da mostra.

_____________________________________________

Cidade em Chamas: O Cinema de Hong Kong
De 12/6 a 8/7, em diversos horários, no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul). Ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Curso de 20 a 22/6, às 14h (inscrições pelo e-mail hongkongccbb@gmail.com). Debate dia 21/6, após o filme Os Refugiados do Barco, às 19h, com participação também do diretor Júlio Bezerra e do jornalista Felipe Morais. Veja a programação completa.

Anúncios